Pplware

Estudante cria teclado virtual para iPhone

… através do acelerómetro.

O desenvolvimento da tecnologia no mundo dos smartphones cresce de dia para dia, pois ainda há poucos anos atrás os telemóveis praticamente serviam apenas para efectuar as principais comunicações como telefonemas e envio/recepção de mensagens. Nos dias de hoje os telemóveis são autênticos computadores, que fazem praticamente tudo que um computador faz.

Muitas das vezes, as inovações tecnológicas partem de projectos académicos e que em grande maioria conseguem chegar mais além do que as grande empresas de desenvolvimento.

Um estudante da Universidade de Londres, com o nome Florian Kraeutli, desenvolveu um interessante projecto de um teclado virtual “invisível” para o smartphone da Apple, o iPhone. Este estudante através do acelerómetro do equipamento da Apple conseguiu reconhecer as vibrações dos toques realizados próximos ao smartphone e torná-los em texto.

O software desenvolvido foi testado num iPhone 4 com jailbreak, onde o estudante conseguiu que este identificasse algo digitado na mesma superfície onde se encontra o smartphone em questão. Após a identificação, os dados serão enviados para o software do equipamento.

Como ainda está em fase de desenvolvimento, a percentagem de acerto nas teclas ronda os 80%, o que pondera-se dizer que é um resultado positivo para um início de um desenvolvimento praticamente inexistente no mercado dos smartphones. Com certeza que esta percentagem aumentará com aperfeiçoamento do desenvolvimento do projecto.

Para termos uma melhor ideia do projecto em desenvolvimento, o autor deste partilhou um vídeo na Internet para que possamos estar mais a par deste projecto inovador:

Exit mobile version