Pplware

É oficial! O Snapdragon 855 será um dos trunfos do Xiaomi Mi 9

Será apresentado oficialmente no próximo dia 20 de fevereiro, tal como o Galaxy S10. O smartphone Xiaomi Mi 9 será um dos dispositivos Android mais poderosos de 2019, tudo isto graças ao seu SoC Snapdragon 855 da Qualcomm.

A confirmação parte agora da própria marca, tornando-se assim oficial a presença deste crucial componente.


Para dar aos fãs da Xiaomi um vislumbre do smartphone e vários motivos para estarem ansiosos pela sua chegada ao mercado, os executivos da empresa já revelaram uma boa parte das suas características. Agora, através da sua conta na rede social Facebook, Xiang Wang, vice-presidente da marca, dá-nos novos detalhes.

Quer conhecer o Xiaomi Mi 9?

De acordo com as declarações do executivo, a presença do Snapdragon 855 no seu Xiaomi Mi 9 não é fortuita, mas sim o resultado de uma estreita colaboração entre a fabricante chinesa e a norte-americana Qualcomm. Nesse sentido, Wang salienta o trabalho desenvolvido no centro de pesquisa desta fabricante Android em solo norte-americano.

Este novo SoC da Qualcomm estará presente nos melhores topos de gama de 2019. Aliás, até mesmo o Galaxy S10 estará equipado com este processador em mercados chave como o chinês e o norte-americano. Como tal, recapitulemos tudo aquilo que este Snapdragon 855 nos pode proporcionar.

Com um núcleo principal de 2,84 GHz para lidar com as tarefas mais pesadas, o novo SoC da Qualcomm dará resposta a qualquer tipo de aplicação ou jogo mais exigente. Contudo, para as tarefas mais comuns teremos um total de 3 núcleos com uma frequência de 2, 42 GHz para que não sinta qualquer tipo de lag.

Snapdragon 855, o mais poderoso SoC da Qualcomm

Em seguida teremos 4 núcleos mais orientados para a poupança energética. Para todas as tarefas simples do dia a dia como as comunicações. Aí entrarão em ação os quatro núcleos com uma frequência máxima de 1, 8 GHz. Assim, este novo SoC da Qualcomm.

O executivo da Xiaomi destaca ainda vários outros pontos do Snapdragon 855. Desde a sua nova litografia a 7 nm (nanómetros), até aos seus núcleos dedicados aos algoritmos de inteligência artificial. Sem esquecer as melhorias gráficas, potenciais pela Adreno 640.

Assim, neste novo smartphone Android teremos uma considerável melhoria no desempenho face ao seu antecessor, o Mi 8. Para o vice-presidente da Xiaomi, o seu próximo smartphone Android destacar-se-á sobretudo pela sua velocidade, graças também à interface da própria marca, a MIUI.

A MIUI 10 baseia-se atualmente no Android Pie 9.0

Para o utilizador final existirá uma melhoria de 45% no desempenho do processador. Sem esquecer também a melhoria de 20% no poder de processamento da gráfica que está presente neste SoC da Qualcomm, aqui numa clara alusão às suas capacidades para o gaming ou jogos.

Acima podemos ver a curva de evolução na capacidade de processamento e desempenho dos processadores da Qualcomm. No topo, temos agora o novo Snapdragon 855 que equipará este smartphone Android. Caso o desempenho real corresponda ao gráfico aqui apresentado, então teremos efetivamente melhorias notórias.

O que mais podemos esperar do Xiaomi Mi 9?

Relembramos ainda que este smartphone Android contará com 6 GB ou 8 GB de memória RAM. A este valor juntar-se-á um total de 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno não expansível. Assim, teremos pelo menos duas (provavelmente três) variantes ao dispor do consumidor.

Reconhecendo ainda a particular apetência dos utilizadores Xiaomi pelos testes de benchmark e desempenho, o executivo partilhou também a pontuação do Xiaomi Mi 9 na aplicação de testes, AnTutu 7.2.4. Aí, o novo smartphone Android obteve a venerável pontuação de 387, 851 pontos.

Ainda que este tipo de testes não reflita necessariamente a prestação de um smartphone na vida real, é sem dúvida um indicador que nos permite operar várias comparações. Assim, para quem estiver à procura de um dos próximos líderes das tabelas da AnTuTu, aqui temos o Mi 9.

O smartphone primará ainda pela sua câmara fotográfica, de configuração tripla. Algo que já aqui ficamos a conhecer, em ocasião anterior.

Xiaomi Mi 9

Exit mobile version