A rede social Facebook, responsável pelo Instagram e respetivos domínios, tem por hábito testar novas funções no seu vasto portfólio de produtos e serviços. Já outras acabam por ser removidas, tal como sucederá à aplicação Direct, disponível para smartphones Android e iOS. Com efeito, esta será a próxima baixa.
Trata-se de uma aplicação, independente, de troca de mensagens entre os utilizadores do Instagram.
A Instagram Direct, aplicação de troca de mensagens, estará prestes a desaparecer durante o próximo mês. De acordo com as informações partilhadas agora no Twitter, a app apresentada em dezembro de 2017, separada do Instagram, estará assim prestes a ser removida. Os seus serviços, porém, continuarão presentes.
A aplicação Instagram Direct vai desaparecer
Uma aplicação independente da rede social propriamente dita e que servia como app de chat. Contudo, acabou por nunca ter grande destaque e, com o próprio Instagram a providenciar os directs, a aplicação acabou por se tornar essencialmente redundante. Ao mesmo tempo, o grupo Facebook nunca pareceu muito importado.
Importa ainda frisar que o lançamento da aplicação para smartphones Android e iOS ocorreu numa altura em que o grupo Facebook declarou “guerra” ao Snapchat. Nesse sentido, viria a copiar as suas funções nucleares como, por exemplo, as histórias ou Stories. Do mesmo modo, adaptou também as mensagens diretas.
Confirmed: Instagram is killing its standalone Direct Messaging app pic.twitter.com/owt2gXtfCE
— Matt Navarra (@MattNavarra) May 16, 2019
A Instagram Direct visava sobretudo providenciar um serviço de mensagens instantâneas para utilizadores da rede social. Algo muito similar ao Messenger do Facebook. Contudo, ao contrário deste, o Instagram continuou a fornecer um serviço de mensagens, os directs. Compreenderá assim o porquê desta aplicação ser redundante.
A aplicação está disponível para smartphones Android e iOS
Entretanto, os serviços do grupo Facebook já se distanciaram do Snapchat. Posto isto, a aplicação Direct parece ter cumprido o seu propósito, se é que alguma vez teve um. Agora, de acordo as declarações da empresa ao TechCrunch, perante a nova estratégia de consolidação dos seus serviços, esta aplicação será removida.
O utilizador desta rede social continuará a poder falar com os amigos, tal como o fazia até agora. Já para quem utilizava a aplicação separada é que temos mudanças mais significativas. Em breve, todas as funções migrarão para o Instagram propriamente, tal como frisou a empresa.
Em suma, o serviço de mensagens continuará presente na aplicação principal, deixaremos é de ter esta aplicação redundante. Além disso, o Facebook está agora concentrado em unir as suas principais plataformas de comunicação. A saber, o Messenger, WhatsApp e Instagram, tal como já o demos a conhecer.