Pplware

Dica Signal: Saiba como destruir automaticamente mensagens

Um dos serviços de mensagens que se destaca no campo da privacidade é o Signal. A privacidade é hoje um requisito fundamental nos serviços que existem para troca de mensagens como exemplo o Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, Google Allo, entre outros.

Hoje vamos aprender como podem ativar, no Signal, a funcionalidade que permite destruir automaticamente mensagens enviadas e recebidas após um período de tempo.


Chama-se Signal, pertence à Open Whisper Systems e foi considerada, em 2017, a app mais importante e segura para troca de mensagens. Esta app está disponível para iOS e Android e também para o Desktop. O Signal usa simplesmente o número do cartão SIM do smartphone e os contactos que temos registados. Não há logins separados, usernames, password, pins, etc.

A app Signal cifra as comunicações durante a troca de mensagens com a particularidade das chaves usadas ficarem do lado dos clientes, o que impossibilita a leitura de mensagens pela empresa responsável pelo serviço.

Destruir automaticamente mensagens após um período de tempo

Uma das características interessantes do Signal é a possibilidade dos utilizadores poderem ativar uma funcionalidade que permite destruir automaticamente mensagens enviadas e recebidas após um período de tempo.

Para ativar tal funcionalidade basta, numa janela de chat, carregar no ícone do contador e depois ativar a funcionalidade “Destruição de mensagens” e de seguida indicar o tempo que pretendem que as mensagens enviadas e recebidas fiquem disponíveis.

Outras funcionalidades

O Signal oferece aos utilizadores várias funcionalidades interessantes como, por exemplo a possibilidade de serem criados grupos, de visualizar as chaves de segurança de contactos para comunicações seguras ponto-a-ponto, possibilidade de fazer o scan de um código QR para iniciar uma conversa no chat, troca de conteúdos multimédia, etc.

Em próximos artigos iremos ensinar a usar algumas destas funcionalidades. Se nunca usaram o Signal experimentem já hoje pois vale bem a pena.

Leia também…

Exit mobile version