Pplware

Dia Mundial do AVC: O seu iPhone pode dar uma ajuda…

Hoje é o Dia Mundial do AVC e de acordo com algumas informações, menos de 20 por cento dos doentes ligam para o 112 em caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A demora na ação coloca em causa a vida das pessoas e mais de 40% dos doentes que sobrevivem ficam com sequelas graves.

Hoje deixamos uma pequena grande dica para configurar já no seu iPhone.

Segundo informações do portal de Saúde Nacional, o AVC, também vulgarmente conhecido por trombose ou embolia cerebral, continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

O AVC acontece quando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro é impedido, devido a um bloqueio ou derrame. É uma emergência médica que exige uma atuação rápida. No entanto, as estatísticas revelam que, na maioria dos casos, o pedido de socorro é feito tardiamente. Assim, é essencial que cada cidadão saiba quais os sinais de alerta do AVC e como utilizar de forma correta o Número Europeu de Emergência – 112 – Saber mais aqui.

Se suspeitar que alguém está a ter um AVC, tenha em atenção os seguintes sinais e sintomas:

iOS tem “atalho” para ligar para o 112

A pensar na segurança dos doentes, o iOS (desde a versão 10.2) tem um “atalho” que permite ligar rapidamente para 112.

Para ativar no iOS 11, basta ir a Definições > SOS emergência e depois ativar a opção Chamada automática.

Além do contacto com o 112, o utilizador pode ainda definir um contacto de emergência.

Depois de ativada tal funcionalidades, sempre que necessite de ligar para os serviços de urgência, apenas tem de carregar rapidamente no botão de bloqueio 5x.

Exit mobile version