Pplware

Já pode configurar dois rostos para desbloquear o seu smartphone Huawei

Emotion User Interface ou simplesmente EMUI. Esta é a interface própria da Huawei para os seus smartphones e tablets, baseando-se atualmente no sistema operativo Android Pie 9.0, da Google. Agora, com a sua mais recente atualização está a chegar uma nova funcionalidade bastante peculiar.

É o desbloqueio facial com suporte para dois rostos.


O utilizador passará a poder registar dois perfis faciais, dois rostos de confiança para desbloquear o seu smartphone Android. Além do mais, poderá também autenticar e confirmar pagamentos com qualquer um dos dois rostos definidos previamente. Até ao momento, apenas podíamos registar uma cara para este sistema.

As novidades estão a chegar com a nova atualização da EMUI 9

A Huawei implementa um sério reforço em todo o seu sistema de reconhecimento facial. Uma funcionalidade que já enfrentou algumas adversidades no passado. Desde a dificuldade em discernir irmãos gémeos a alguns problemas em identificar certas etnias. Algo que não impediu a marca de continuar a aperfeiçoar este mecanismo similar ao Face ID da Apple.

A função chegará a dois smartphones da Huawei

Em primeiro lugar, importa frisar que esta novidade só chegará a dois smartphones Android da empresa. O Huawei Mate 20 Pro, bem como o Mate 20 RS Porsche Edition. Até à data, apenas estes dois topos de gama suportam o reconhecimento facial 3D. Assim apenas eles poderão usufruir desta adição.

Quer usufruir desta função após ter recebido a atualização da EMUI 9? Em primeiro lugar aceda às Definições do seu dispositivo Android. Em seguida navegue até ao menu “Segurança e Privacidade”. Selecione e entre na seção “Reconhecimento Facial”. Aí, partindo do pressuposto que já tem um rosto configurado, terá agora uma nova opção.

“Definir uma aparência alternativa”, estará agora ao seu dispor. Aí, poderá então proceder ao reconhecimento facial de uma segunda pessoa, executando o registo normalmente, tal como fez com o seu rosto anteriormente.

Impor limites

Poderá impor limites ao que esta segunda pessoa pode aceder ou ver no seu Huawei. A segunda pessoa poderá desbloquear o smartphone, mas poderá ficar limitado apenas a um próprio perfil de utilizador, criado ad hoc.

Esta função gerou, naturalmente, alguma contestação no fórum oficial da marca que se apressou a clarificar os seus contornos. O segundo rosto não terá acesso a todos os seus ficheiros ou aplicações. Pelo contrário, poderá apenas ver e utilizar aquilo que estiver previamente definido no seu perfil de utilizador.

A EMUI 9 baseia-se no sistema operativo Android Pie 9.0

Ainda de acordo com a própria Huawei, a atualização inclui várias outras melhorias. Com várias otimizações de sistema, bem como as típicas correções de erros ou bugs. Apresenta ainda melhorias para o seu motor de influência artificial (IA) e otimização da apresentação de conteúdos em ecrãs completos.

Mais ainda, temos também os gestos de navegação, característica nativa do Android Pie 9.0. Sem esquecer o modo Adaptive Battery que gere, de forma mais eficaz,  o consumo energético dos smartphones, utilizando para tal os algoritmos de inteligência artificial.

Por fim, temos ainda um reforço da tecnologia GPU Turbo 2.0 que otimizará todo o desempenho do smartphone em situações exigentes ou de jogo. Relembramos ainda que as atualizações de sistema, por norma, são distribuídas de forma gradual e faseada.

Por conseguinte, é perfeitamente normal que o seu Huawei Mate 20 Pro ou RS Porsche Edition ainda não tenha recebido a nova versão da EMUI 9 mas, não se preocupe, ela está a caminho.

Exit mobile version