Na base de todas as tecnologias temos na maioria das vezes software e hardware, que implementam os serviços a serem fornecidos. Claro que as dependências aqui contam muito e são essenciais.
Uma simples falha num certificado deixou esta semana milhares de smartphones sem funcionar, apenas porque não conseguiam comunicar com o operador que lhes dá acesso à rede. A culpa foi mesmo de quem o deixou expirar.
Ao todos foram 11 os países que viram parte das suas redes móveis deixarem de funcionar. Tudo está associado a equipamentos da Ericson, que estavam a correr uma determinada versão de software.
A falha, que foi identificada como estando num simples certificado que expirou, deixou estes equipamentos dos núcleos das redes dos operadores móveis sem funcionar. A solução surgiu diversas horas depois, com alguns operadores a terem ficado mais de 5 horas sem o seu serviço.
Depressa a Ericsson, fornecedora destes equipamentos, veio a público admitir o problema com o seu software, oferecendo também a solução e a promessa de que o software em causa irá ser removido e não será mais usado, para evitar problemas semelhantes.
Inicialmente julgava-se que o problema estaria apenas em alguns operadores, com o foco na O2 do Reino Unido e a Softbank no Japão, mas depressa se percebeu que este estava muito mais alargado, atingindo operadores em 11 países.
Esta não era uma situação que fosse imprevista. O expirar de um certificado é algo que pode ser controlado e resolvido mesmo antes de acontecer, bastando simplesmente fazer a sua renovação e a propagação nos equipamentos onde está presente.
Claro que esta não é a primeira vez que uma falha destas acontece. Já a Microsoft teve problemas graves com os serviços da Xbox Live o Azure, a Apple teve a App Store bloqueada e até a Oculus Rift teve de obrigar os utilizadores a atrasar os seus relógios para funcionar. É uma situação que se resolve facilmente, mas que tem impacto muito grande quando acontece.