Pplware

Será que carregar um telemóvel no carro danifica a bateria?

Quando se fala em baterias de smartphones e respetivos carregamentos o que não faltam por aí são mitos! No entanto há algumas coisas que são mesmo verdade e nesse sentido é preciso saber o que devemos ou não fazer com a bateria do nosso equipamento.

Uma das questões mais frequentes sobre este assunto é saber se faz mal ou não carregar um smartphone na entrada USB/ ou via porta do isqueiro!


Há quem diga que carregar o telemóvel no carro pode danificar a bateria do próprio equipamento mas também a bateria do próprio carro. Os mitos são muitos e as circunstâncias podem também ser as mais diversas. Mas vamos por partes.

Devo carregar o smartphone no carro?

Nos carros mais modernos não há risco aparente para danificar uma bateria de um smartphone enquanto este carrega no próprio sistema do veículo. Segundo algumas informações, a energia fornecida por essa interface é bastante controlada e isenta de picos uma vez que fazem parte do circuito componentes muito sensíveis e precisos. É claro que se usarmos um carregador de isqueiro tudo depende da qualidade do mesmo (normalmente o barato sai caro). Devem ter no entanto em atenção se o equipamento não aquece muito pois, normalmente, quando usado como sistema GPS e exposto ao sol, tem tendência a ter um maior aquecimento o que não é muito bom para as baterias.

De salientar também que hoje em dia os carros têm cada vez menos fusíveis sendo o controlo da energia feito através de unidades de comando.

Em termos de amperagem na interface USB, há carros que têm 500 mAh, 1000 mAh e há já alguns que têm 2,1A.

E a bateria do carro poderá ficar afetada?

Neste caso também não há razão aparente para que uma bateria do carro fique afetada com o carregamento de um smartphone, isto se não tivermos uma bateria já meia “morta”. Caso deixe o smartphone a carregar no veículo e este não tenha o motor em funcionamento é normal que exista ali um consumo “direto” mas que não influenciará certamente no arranque do automóvel. Tudo depende se a própria bateria do seu automóvel ainda se encontra “saudável”.

Em traços gerais devemos concluir que hoje grande parte da tecnologia está adaptada a “outra tecnologia”. No que diz respeito aos carregadores de isqueiro é importante que tenha um bom adaptador, ajustado às necessidades do seu próprio equipamento. Além dos carregamentos através do sistema do carro podem sempre usar um powerbank.

Costuma carregar com frequência o seu telefone no carro?

Leia também…

Exit mobile version