Pplware

Primeiros detalhes da câmara do Samsung Galaxy S11 saem a público e são arrebatadores!

O Samsung Galaxy S11 será apresentado daqui a poucos meses e o seu desenvolvimento está naturalmente numa fase avançada. Começam agora a ser conhecidos os primeiros detalhes sobre a sua câmara, que acabam por surpreender por revelar uma mudança no paradigma da fabricante!

Será que os esforços implementados pela Samsung conseguirão fazer a diferença face à Huawei, Apple ou Google?


As câmaras fotográficas dos topos de gama da Samsung sempre foram das melhores do mercado. Contudo, Huawei, Apple e Google têm igualmente excelentes ofertas neste segmento.

Para fazer face a esta realidade e deixar a concorrência para trás, a fabricante sul-coreana está a preparar algo novo para o Galaxy S11! Tal informação foi divulgada no Twitter pelo utilizador @UniverseIce que é famoso pelas fugas de informação que divulga.

Segundo o tweet, existe uma grande probabilidade de a Samsung equipar o seu próximo topo de gama com um sensor fotográfico de 108 MP. Comparativamente aos atuais 12 MP, é uma mudança surpreendente que pode mudar de forma arrebatadora as fotografias dos terminais da Samsung.

O ISOCELL Bright HMX foi desenvolvido em parceria com a Xiaomi e deverá agora chegar ao Galaxy S11, depois de já ter sido introduzido em vários equipamentos da marcha chinesa.

Com 108 MP no sensor, cada píxel individual terá um tamanho diminuto. Algo que se prende com o simples facto de estarmos a dividir algo já pequeno em milhares de células individuais (píxeis). Contudo, a Samsung afirma utilizar a sua tecnologia Tetracell que agrega quatro píxeis individuais.

Assim, apesar de o sensor ter 108 MP, a luz captada por quatro células adjacentes é agregada numa só. Em seguida, é produzida a imagem final, com cerca de 27 MP de resolução. Ainda que seja uma redução considerável, com estas dimensões poderá imprimir as fotos captadas em grandes formatos.

Por fim, espera-se ainda que este novo sensor venha melhorar radicalmente a prestação fotográfica em cenários de luz escassa. Veja-se, por exemplo, a fotografia noturna, um ponto onde a Samsung tem sido alvo de críticas no passado.

Será que esta mudança revela um novo paradigma da Samsung no Galaxy S11?

A resolução das imagens, expressa através do megapíxeis (MP) não é o fator mais importante na avaliação de uma câmara fotográfica. O tamanho do sensor, a sua abertura e demais características são mais relevantes.

Contudo, a Samsung aparenta estar a apostar neste sentido… Isto até acaba por ser surpreendente, porque os modelos da fabricante nunca se destacaram pela massiva resolução das suas fotografias! Tal pode ser visto no Galaxy S10, com “apenas” 12 MP de resolução. Assim sendo, o novo topo de gama da Samsung pode vir a representar uma mudança de paradigma na sua abordagem ao mercado.

Não obstante, mais importante do que a Samsung aumentar a resolução do seu sensor, é melhorar os restantes atributos da câmara. Ao investir no processamento da imagem pelo software e nos restantes atributos do sensor e lentes, sem dúvida que conseguirá melhores resultados!

Esperemos agora pelos próximos meses… A fabricante sul-coreana deverá anunciar o Galaxy S11 no dia 18 de fevereiro de 2020. Sem dúvida que irá trazer o que de melhor a Samsung consegue produzir, especialmente na câmara!

Para além do sensor ISOCELL de 108 MP, o Samsung Galaxy S11 poderá ter uma câmara espectrómetro…

Exit mobile version