Os serviços de mensagens como o WhatsApp ganharam uma importância muito grande nos últimos meses. Foi a forma encontrada por muitos para que mantivessem a proximidade nos tempos de pandemia, sem se isolarem e perderem o contacto.
Esses mesmos serviços procuram reforçar a sua oferta, com outras possibilidades. A mais interessante e procurada é o pagamento e a transferência de dinheiro. Essa capacidade parece ter chegado agora ao Brasil com o WhatsApp, com uma vantagem muito interessante.
Há muito tempo que o Facebook quer implementar nos seus serviços a capacidade de pagar e transferir dinheiro entre os utilizadores. A maior rede social da Internet tem testado esta capacidade de forma aleatória nalguns mercados.
Para alargar esta presença, o WhatsApp trouxe agora para o Brasil a capacidade de pagar e transferir dinheiro. Este realiza-se dentro da app, de forma simples e direta, como seria esperado, para facilitar a utilização por todos.
https://twitter.com/whatsapp/status/1389672322785755142
O lançamento parece estar a ser feito de forma gradual e para todos os utilizadores. O Facebook quer assim que esta capacidade seja testada e sem causar problemas, podendo facilmente reverter o processo em caso de problemas.
Uma funcionalidade única deste anúncio do WhatsApp prende-se com as comissões que o Facebook poderia cobrar. A opção foi garantir que todo o valor transferido fosse entregue ao destinatário, sem cobrança de comissões pelas entidades envolvidas neste processo.
Além deste ponto, o WhatsApp quis garantir outro elemento essencial para este tipo de processos. Tornou os pagamentos e as transferências completamente seguras, para assim proteger os utilizadores e os valores transacionados.
Sendo completamente integrado na app, tudo se torna mais simples nas transferências dentro do WhatsApp. Espera-se que este sistema cresça e que seja alargado a outros países nos próximos meses. Tudo depende do Facebook e da boa adesão que este venha a ter no futuro próximo.