Pplware

Testes de benchmark colocam Galaxy S9 atrás dos iPhone X, 8 e 7

O Samsung Galaxy S9 foi apresentado no último fim de semana e estreia o novo processador topo de gama da Samsung destinado aos dispositivos móveis, o Exynos 9810.

Como é típico, os primeiros testes de benchmark ao novo processador da Samsung já começaram a ser realizados e induzem que este poderá ter um poder de processamento inferior ao da concorrência, nomeadamente os A10 e A11 da Apple.


Um dos padrões para avaliar o desempenho e capacidade de processamento de um equipamento são os testes de benchmark. Apesar de não permitirem conclusões factuais, garantem já uma ideia avançada sobre as capacidades do equipamento ou processador em questão.

O site AnandTech realizou alguns destes testes ao Samsung Galaxy S9 e ao seu novíssimo Exynos 9810, colocando-o em duelo com a concorrência direta, nomeadamente os A10 e A11 da Apple e o Qualcomm Snapdragon 845 que em breve estará presente no mercado.

Geekbench 4 Single-Core

Um dos testes de benchmark mais conhecidos é o Geekbench, que testa e avalia o processamento single-core e multi-core dos dispositivos.

Como podemos ver no gráfico acima, o teste realizado no Samsung Galaxy S9 afirma que o topo de gama da Samsung e o seu novo processador estão abaixo da concorrência da Apple, com os processadores A10 e A11 a conseguirem melhores resultados neste teste.

Para contextualizar, o processador A10 marca presença nos iPhone 7 e 7 Plus, ao passo que o A11 está presente nos mais recentes iPhone 8, 8 Plus e X.

PCMark Work 2.0

Os testes do PCMark são mais usados para medir a autonomia dos equipamentos numa utilização intensiva, mas permitem também realizar testes de desempenho.

anterior próxima

Nos testes realizados no PCMark, os resultados foram bem diferentes. Ao passo que o iPhone não entra neste teste, o Qualcomm Snapdragon conseguiu superiorizar-se ao Samsung Exynos 9810, com resultados vitoriosos em todos os testes: navegação no browser, teste de velocidade de escrita, edição de fotografias e manipulação de dados.

Outro software bastante usado para testes de benchmark é o AnTuTu. Quanto a este, ainda não foram realizados muitos testes no Samsung Galaxy S9 mas os resultados primordiais mostram que este estará acima da concorrência.

Apesar de no Geekbench o Samsung Galaxy S9 não superar alguns dos rivais, no AnTuTu consegue fazê-lo com distinção conseguindo 241470, um valor superior ao iPhone X, o mais poderoso até ao momento.

Não obstante, estes resultados de benchmark não permitem concluir com total fundamento qual é o smartphone com melhor desempenho da atualidade. Há outros fatores e variáveis que não são avaliadas nestes testes e que acabam por ter influência na experiência geral do utilizador.

Para além disto, e tendo em conta a brevidade do anúncio do Samsung Galaxy S9, tais testes poderão ainda apresentar resultados diferentes num futuro próximo, quando o equipamento for lançado no mercado. Nessa altura teremos resultados mais concisos e que serão realizados aqui no Pplware.

Exit mobile version