Pplware

ASUS ZenFone 6 é oficial e a OnePlus e Xiaomi que se preparem!

Almejando competir diretamente com o OnePlus 7 e com o Xiaomi Mi 9, a ASUS brindou-nos hoje com um dos smartphones mais irreverentes de 2019. Com efeito, seria em Valência que o ASUS ZenFone 6 veria a luz do dia, surpreendendo tudo e todos com a sua câmara rotativa de 48 MP e ecrã completo de 6,4 polegadas.

Ao mesmo tempo, o seu “coração” é poderoso, ou não fosse o Snapdragon 855 no seu interior!


Ainda que o lançamento tivesse tido algumas fugas de informação, atualmente é quase impossível fugir a todos os olhares indiscretos. No entanto, todas as atenções se viraram para este smartphone assim que a sua câmara girou. Com efeito, esta é a nova implementação da ASUS para um presente sem “notch” no ecrã.

Chegou o ASUS ZenFone 6

A ambição recai primeiramente em competir e quiçá superar o Xiaomi Mi 9, bem como OnePlus 7. Para tal, a fabricante sediada em Taiwan apresentou-nos um smartphone com ecrã completo. Já para o conseguir, a empresa concebeu uma nova implementação para albergar o seu módulo fotográfico.

Assim sendo, temos um ecrã de 6,4” IPS LCD com resolução Full-HD+, portanto, 1080 x 2340 píxeis. Ao mesmo tempo, notamos o seu formato panorâmico de 19,5:9, bem como o vidro Gorilla Glass 6  da Corning, de última geração que lhe confere proteção. Apontamos ainda a densidade de 403 píxeis por polegada.

 

 

Ainda de acordo com a empresa, temos um ecrã que ocupa 92% da área do painel frontal. De igual modo, salientamos a reprodução de conteúdos DCI-P3 e HDR10. Tudo isto para nos dar uma experiência de visualização melhorada e mais abrangente. Contudo, colocou-se assim o problema de câmara frontal.

Câmaras de 48 e 13 MP no módulo rotativo do ZenFone 6

A solução encontrada pela empresa consistiu em duas câmaras, utilizadas na traseira e na parte frontal de igual modo. Aliás, teremos exatamente a mesma qualidade de imagem em ambos os cenários ou situações. Veja-se que até o seu flash dual-LED está embutido no módulo que gira 180 graus graças a um motor elétrico.

Esta implementação, de acordo com a ASUS, sobrevive a 100 mil repetições do movimento. Portanto, o equivalente a 28 rotações por dia durante os próximos 5 anos. Mais ainda, a empresa incluiu uma panóplia de sensores para detetar se a rotação está a ocorrer dentro de um bolso ou mala, por exemplo.

 

A câmara dupla e rotativa é efetivamente o seu ponto de destaque. Aliás, trata-se de uma solução equiparável, no espírito inovador, à do OnePlus 7 Pro, e consideravelmente mais audaz que o Xiaomi Mi 9. Contudo, só o tempo nos mostrará como cada uma destas soluções sobrevive aos rigores do dia a dia.

A peculiar câmara do ASUS ZenFone 6

Com efeito, tal como no OnePlus 7 e OnePlus 7 Pro temos aqui o sensor Sony IMX586 com 48 MP de resolução. Sobre o sensor temos uma lente com abertura focal de f/1,8, bem como uma lente grande angular convencional. Já o segundo sensor, de 13 MP tem uma abertura focal de f/2,4 e lente super grande-angular.

Ao nível da gravação de vídeo temos o Ultra-HD (4K) a 30 ou 60 fps, além do Full-HD a 30, 60 ou 240 fps. A estabilização eletrónica da imagem (EIS) também está incluída, tal como a gravação a 720p HD a 480 fps. O smartphone apresenta ainda altifalantes duplos para proporcionar áudio em estéreo.

 

 

A fabricante apresentou ainda um novo Super Night Mode, um modo noturno. De acordo com a própria, os resultados de fotografia noturna são surpreendentes. Aliás, e como seria de esperar, o quesito fotográfico foi um dos pontos mais destacados em toda a apresentação.

O Snapdragon 855, bateria de 5000 mAh e Android “puro”

O ASUS ZenFone 6 é um flagship, um verdadeiro topo de gama. Como tal, em 2019 isto implica a utilização do SoC Snapdragon 855, o mesmo utilizado em alguns Samsung Galaxy S10 e claro, no OnePlus 7, OnePlus 7 Pro, bem como no Xiaomi Mi 9. Em boa verdade a lista de smartphones com este SoC é bastante longa.

Encontramos também 6 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento na versão base. Já a sua versão de topo, apresenta 8 GB de memória RAM, bem como 128 GB de armazenamento. Note-se que em ambos os casos podemos utilizar um cartão de memória microSD para expandir este valor até 2 TB.

 

 

Tal como o OnePlus 7, Xiaomi Mi 9, entre outros topos de gama, também o ASUS ZenFone 6 utiliza o Android Pie 9.0. No entanto, a versão aqui utilizada é classificada como “stock” ou pura, ainda que seja aplicada a interface própria, a ZenUI. O dispositivo também tem direito às versões beta do Android Q.

Rival à altura dos OnePlus 7 e Xiaomi Mi 9?

Já para manter tudo isto a funcionar temos uma enorme bateria de 5000 mAh de capacidade. Temos ainda o sensor biométrico ou leitor de impressões digitais na traseira, além da porta áudio P2, o vulgo jack  de 3,5mm na aresta inferior. Aí encontramos também o altifalante e a porta USB do Tipo C.

 

Construído em vidro e metal, o ASUS ZenFone 6 pega 190 gramas. Já as suas dimensões versam 159,1 x 75,4 x 9,2 mm (altura x largura x espessura). Entre os seus trunfos conta-se também o Bluetooth 5.0, ou mesmo a presença de Radio FM.

Temos também o carregamento rápido a 18 W (Quick Charge 4.0) e o carregamento reversível a 10 W. No entanto, não temos carregamento sem-fios ou qualquer tipo de certificação IP.

O ASUS ZenFone 6 custa 499 € na versão base (6+64 GB) e 599 € na versão de topo (8 + 128 GB). Ambas as versões já estão a chegar aos mercados, com as vendas a terem início a 25 de maio. Por fim, ao nível dos esquemas de cor temos o Midnight Black (preto) e o Twilight Silver (prateado).

Exit mobile version