Qual é a sua aplicação de mensagens preferida? Será o Messenger do Facebook ou o WhatsApp? Mas e em Portugal, o que se usará mais para comunicar?
Cada país tem hábitos diferentes e com tanta oferta há algumas culturas que têm as suas razões para não usar as já mencionadas, mas sim, por exemplo, o Viber ou o Telegram. Vamos conhecer um pouco mais o mundo.
Facebook é líder destacado
Com base nos dados de um dos maiores sites de estatística web, SimilarWeb, usando como sistema operativo o Android, ficamos a saber que foram recolhidas informações de 187 países para determinar qual seria a aplicação de mensagens mais popular do Planeta. A combinação de vários factores e a forma como hoje encaramos a sociedade, mostram mesmo que na generalidade dos países a apps de mensagens é a mais usada e descarregada de todo o cardápio de oferta.
WhatsApp é líder em 55,6% do mundo
Dos 187 países que a SimilarWeb examinou, o WhatsApp foi a app que se destacou em 109 países, totalizando uma cota de preferências de 55,6% no mundo. Há, contudo, alguns países que lideram o número de utilizadores do WhatsApp, como o Brasil ou o México (e vários outros vizinhos sul-americanos). Depois há uma enorme comunidade que se destaca na Índia e Rússia. Na Europa, África e Oceania existem vários países, até com alguma influência, que igualmente preferem esta app.
A app Messenger do Facebook reclama a segunda posição. São 49 países que apostam nesta app como a preferida, onde se destacam a Austrália, o Canadá e os Estados Unidos da América.
E Portugal?
Aqui é igualmente a app de Mensagens do Facebook que lidera a preferência do povo português. Sendo logo de imediato seguida pelo WhatsApp e pelo Skype. As tendências da população portuguesa são diversificadas, onde podemos encontrar nas primeiras 10 posições apps como o Telegram ou Hangouts da Google.
O Viber tem, por seu lado, 10 países fieis e aparece na terceira posição deste ranking. É na Europa de Leste com países como a Bielorússia, Moldávia ou a Ucrânia que este serviço ganha ainda mais relevância. De facto, em Abril deste ano o Viber estava instalado em 65% dos dispositivos Android na Ucránia e tinha uma média de utilização de cerca de 16 minutos por dia. A popularidade do Viber atinge, contudo, outras partes do globo, como por exemplo o Iraque, Líbia, e Sri Lanka.
E na China, quem domina?
Sem dúvida que no império chinês quem domina é a app Line, o WeChat e, mais recentemente, o Telegram. Estas 3 apps e respectivos serviços reclamam para si a liderança em países como a China Irão ou Japão. No Japão há uma obsessão pela app Line, ao ponto de haver dados que mostram que esta app tem uma média de utilização diária de 40 minutos. Loucura!
Há algumas apps que também têm o seu próprio nicho de utilizadores, em tempos demos a conhecer o KakaoTalk, uma app e serviço muito apreciados na Coreia do Sul. o Imo é largamente preferido em Cuba, o Zalo no Vietname, ChatOn na Eritrea e o BBM na Indonesia.