O mercado global de smartphones caiu durante o 2.º trimestre de 2019. Aliás, por cada tablet (Android ou iOS) vendido, eram igualmente vendidos 10 smartphones. Algo que nos mostra a popularidade de um segmento, ao passo que o outro se encontra tépido, sendo liderado pela Apple e com a Samsung e Huawei em queda.
Os dados foram agora avançados pela IDC e mostram-nos a realidade durante o segundo trimestre do ano.
Ainda assim, não se pense que este mercado é insignificante. Aliás, bem pelo contrário pois de acordo com a IDC, foram vendidas 32,2 milhões de unidades entre os meses de abril e junho de 2019. Mais ainda, acredita-se que durante este terceiro trimestre o mesmo venha a crescer consideravelmente.
A Apple dominou o mercado de tablets no 2.º trimestre
Algo que não nos surpreende, sobretudo se tivermos em conta os lançamentos recentes da tecnológica de Cupertino. Isto é, com o seu novo iPad mini, bem como o iPad Air, ambos renovados em março de 2019. Ao mesmo tempo, também o seu alinhamento de dispositivos iOS de topo, os iPad Pro, mantiveram as vendas.
Mais concretamente, foram vendidos 12,3 milhões de tablets iOS durante o último trimestre. Uma cifra que concedeu à Apple um total de 38,1% da quota de mercado, além de um crescimento anual de 6,1%. Note-se que no período homólogo de 2018 a tecnológica norte-americana vendeu 11,6 milhões de tablets iOS.
Ainda de acordo com a IDC, a chegada em março dos novos tablets iOS, bem como novos acessórios para a família iPad, veio reavivar o setor. Em causa estão produtos como os novos Smart Keyboards para o alinhamento de tablets iOS da Apple, entre outros fatores.
Acima temos os dados da IDC, com a tabela de subidas e descidas. Aí, vemos que além da Apple só mesmo a Amazon se destacou pela positiva. Ainda assim, o mercado como um todo caiu 5% no volume de vendas, face ao período homólogo de 2018. A queda foi de 33,9 milhões de tablets para 32,2 milhões vendidos.
A Samsung e a Huawei caíram com os seus tablets Android
Em segundo lugar, com 4,9 milhões de tablets Android vendidos, temos a sul-coreana Samsung. Algo que lhe confere um total de 15,2% de quota de mercado, tendo caído 3,1% face ao período homólogo de 2018. Então, no ano passado, a Samsung vendeu um total de 5 milhões de tablets Android, sendo assim uma quebra ligeira.
Já, por sua vez, a Huawei registou uma quebra mais acentuada. Mais concretamente, a tecnológica chinesa vendeu 3,3 milhões de tablets Android, para um total de 10,3% de quota de mercado. A Huawei, no período homólogo de 2018 vendeu um total de 3,5 milhões de equipamentos.
Ainda assim, a Huawei conseguiu manter-se firme. Sobretudo se tivermos em conta que durante este trimestre se viveram as maiores tensões entre China – EUA. Portanto, esta queda de 200 mil unidades acaba por não ser tão gravosa. Aliás, as novas previsões apontam um retomar neste mercado, em parte graças à Huawei.
Por fim, temos ainda a Lenovo com 1,9 milhões de tablets Android vendidos. A empresa chinesa registou, ainda assim, uma queda de 6,9 % de ano para ano, mostrando que apenas os dispositivos Amazon e os tablets iOS da Apple conseguiram crescer no período em análise.
Leia mais…