A Apple dará início à sua conferência anual dedicada ao software, a Worldwide Developers Conference (WWDC), na próxima segunda-feira (3). Aí, ficaremos a conhecer as novidades que a tecnológica tem vindo a preparar para o iPhone e iPad, entretanto, temos boas informações em torno do iOS 13.
Além do modo escuro, nativamente presente, há novidades para o grande ecrã dos seus tablets.
É graças a uma nova fuga de informação que podemos agora contemplar dois dos ecrãs e menus que deverão integrar o iOS 13. Ainda que não possamos atestar a veracidade do material em seguida apresentado, o mesmo mostra-se plausível e expectável. Referimo-nos, mais concretamente, ao modo escuro e os lembretes.
O iOS 13 mudará o seu iPhone e iPad
De acordo com o novo material, avançado pela publicação 9to5Mac, vemos claramente a implementação do dark mode no iOS 13. Um novo modo escuro, transversal a todas as aplicações nativas do iOS 13. Vemos ainda como será o seu aspeto quando aplicado num iPhone e, por exemplo, na aplicação Música.
A imagem apresentada em seguida mostra-nos também a edição das capturas de ecrã. Note-se que no segundo e terceiro esquema, o modo escuro aplica-se também à barra de controlo. Caso tal se materialize, teremos então vários gradientes de cinzento translúcido até ao fundo preto e sólido para as aplicações.
Ainda de acordo com a mesma fonte, a Apple colocará um interruptor acessível através do Centro de Controlo do seu iPhone e iPad. A partir daí poderá ativar, ou desativar o modo escuro de forma rápida. É também um paralelo com o sistema Android em que o modo noturno pode ser controlado a partir da barra de notificações.
As novidades serão apresentadas pela Apple na WWDC19
Há ainda uma melhoria para os lembretes da Apple com o iOS 13, tal como podemos ver na segunda imagem, apresentada em seguida. Aí, temos seções ou separadores para cada tipo de compromisso, ou conteúdo. Ainda que para já não seja clara a motivação que subjaz a tal mudança, acreditamos que seja para nos guiar.
Os compromissos diários e eventos assinalados pelo utilizador aparecerão agora de forma mais organizada, algo que se torna ainda mais percetível no grande ecrã dos iPad. No entanto, esta mesma implementação também chegará ao iPhone, como parte integrante do iOS 13.
Seguindo os rumores, a Apple pode ainda agregar o Find my Friends com a aplicação Find my iPhone, agora numa nova central devidamente apelidada de “Find My”. De qualquer modo, estas informações carecem de confirmação, mas esperamos que tal ocorra já na próxima semana.
Estamos assim a ultimar os preparativos para mais uma edição da WWDC e as novidades concentrar-se-ão em torno do iOS 13. A próxima iteração do sistema operativo deverá apresentar uma renovada aplicação de Saúde, ou mesmo a Mapas. Contamos ainda com a possibilidade de utilizar o Mac como ecrã secundário para o iPad.
Tudo isto com o novo modo escuro a ser a mudança visual mais óbvia para ambos os dispositivos. Já para os programadores, será o início de mais uma empreitada de adaptação das suas aplicações.