O mundo está em constante evolução e uma das evidências mais significativas desse facto é, sem dúvida, a utilização massiva e quotidiana dos smartphones.
Neste sentido, um grupo de investigadores recorreram à aplicação Health Studies da Google para levar a cabo um estudo sobre o efeito dos telefones na saúde mental dos utilizadores.
App da Google usada em estudo de saúde mental
Um grupo de investigadores da Universidade de Oregon está a realizar um estudo sobre os efeitos dos telefones na saúde mental dos utilizadores e, para isso, está a usar a app Health Studies da Google. O objetivo do estudo é perceber de que forma as pessoas estão a usar os seus telefones e como é que isso afeta o seu bem-estar.
Numa publicação do blog, um dos investigadores principais do estudo refere que, em última análise, o mesmo irá ajudar as empresas a projetar melhores produtos e elaborar políticas e a educação. A publicação diz ainda que os investigadores estão a usar a app para conseguirem ter uma melhor perspetiva sobre como as pessoas usam os telefones, percebendo, por exemplo, se as pessoas passam muito tempo a olhar para os ecrãs e se isso afeta a sua qualidade de sono, entre outros.
Além disso, os investigadores esperam ainda que este formato de estudo, onde as pessoas não têm que responder a inquéritos sobre a sua utilização dos telefones e apps, possa cativar mais pessoas a participar nestes mesmos estudos, promovendo assim uma maior amostra.
Os investigadores afirmam que vão recolher dados “diretos e objetivos sobre como as pessoas usam os seus telefones” com “tecnologia de deteção passiva e contínua“. E os próprios telefones serão capazes de medir fatores do bem-estar, como o sono e a atividade física.
Segundo o porta-voz da Google Iz Conroy, o sistema usa “algumas das mesmas APIs” que o sistema de bem-estar digital integrado no Android e que monitoriza a forma como usamos o telefone mas, neste caso os “dados são recolhidos separadamente através de protocolos de pesquisa transparentes“.
Para o estudo, os utilizadores devem dar o consentimento informado e é referido que os dados “serão geridos segundo padrões éticos rigorosos e usados apenas para a pesquisa e para informar sobre melhores produtos“. Na publicação do blog é dito explicitamente que os dados “nunca serão vendidos ou usados para publicidade“.
A app Health Studies foi lançada em dezembro de 2020 acompanhada por um estudo sobre doenças respiratórias. Os utilizadores podem usar a app para se inscreverem e participarem em estudos. Caso queira participar neste estudo em concreto, basta instalar a app e inscrever-se no estudo assim que este seja lançado, no dia 27 de maio. O estudo vai monitorizar o uso do telefone e os padrões de saúde durante quatro semanas.