Os utilizadores dos smartphones da Xiaomi estão habituados a todo o software extra que trazem. Este não é um cenário diferente de outras marcas, com uma diferença única. A Xiaomi explora-as de forma total.
Claro que estas apps podem trazer problemas, dada a informação que recolhem. É isso que está a acontecer com a app Quick Apps da Xiaomi que está agora barrada pelo Play Protect da Google. As razões não são conhecidas, mas há suspeitas.
Uma app da Xiaomi conhecida pelo que recolhe
Não existe ainda uma razão ou uma posição oficial, mas a verdade é que a app Quick Apps está a ser barrada pelo Play Protect da Google. Todos os utilizadores que a tenta atualizar recebem uma notificação a alertar para possíveis problemas.
A causa apresentada dá conta de que a app em causa recolhe dados do utilizador e que podem ser usados para seguir o utilizador. A Google quer assim proteger os utilizadores do Android e evitar que tenham os seus dados usados para outros fins.
Quick Apps não passou na segurança da Google
Curiosamente a Xiaomi é conhecida por apresentar aos utilizadores publicidade não desejada. Já por diversas vezes foi criticada, mas ainda assim não altera a sua posição. Tem diminuído a sua apresentação, mas nunca a removeu totalmente.
Também esta app, o Quick Apps, é também conhecida por ter demasiadas permissões. Ao todo são 55 e que passam por coisas tão estranhas como a possibilidade de instalar apps, de ler notificações, aceder a passwords guardadas ou gravar áudio e vídeo. Depois de registadas, são enviadas para um ponto central.
Why the quick apps is got blocked by the play protect?
— Vyas Yalamudi (@vyas_yalamudi) 14 de novembro de 2019
There is a app update in system app updater and while installing the quick apps got blocked by play protect. @XiaomiIndia @s_anuj @manukumarjain @cmanmohan pic.twitter.com/NBe6vYWxSd
O Play Protect do Android está a proteger os utilizadores
Aparentemente estes dados são depois usados para enviar publicidade dirigida aos utilizadores. É isso que a Google quer impedir, alertando por isso os utilizadores. A app não foi bloqueada, mas é barrada na sua atualização, sendo dado o alerta.
Apesar de ter conseguido até agora coexistir com o Play Protect, algo mudou. Esta nova atualização fez atuar a proteção do Android e alertar os utilizadores para este novo problema.