Todos conhecem o historial da Xiaomi no que toca a atualizações do seu Mi A1. Se por um lado são rápidos a trazer as novas versões e as atualizações, por outro são propensos a problemas e a falhas.
Não se esperava que esta atualização sofresse de problemas, mas a verdade é que eles estão presentes e são mesmo potencialmente nocivos para os utilizadores.
Foi na passada sexta feira que a Xiaomi deu a conhecer a mais recente versão do Android One para os utilizadores do Mi A1. Esta nova versão trazia o Android Oreo 8.1 e a atualização de segurança de junho.
De imediato surgiu um problema com esta atualização, que mesmo assim foi lançada. Agora, e porque existe um novo problema detetado, a Xiaomi acabou por retirar do ar esta atualização.
O primeiro problema, que já tínhamos reportado, está na app das mensagens, que as perde de forma definitiva. Para que tal aconteça, os utilizadores só têm de remover a app Mensagens da lista das apps recentemente usadas.
É por isso recomendado a todos os utilizadores que já instalaram esta nova versão que façam uma cópia de segurança das suas mensagens e que o repitam com frequência até que seja lançada uma atualização.
Um segundo problema, igualmente grave, foi depois descoberto e parece ter sido a causa da remoção desta atualização. Este impede a utilização das APIs do serviço SafetyNet, que é usado por várias apps para verificar se as ROMs instaladas foram alteradas ou se têm malware instalado.
Tal como aconteceu no passado, com a tão esperada chegada do Android Oreo, esta interrupção deverá ser de apenas alguns dias, até que os problemas sejam resolvidos e que surja uma nova versão, livre de qualquer situação anormal.