A Xiaomi tem evoluído muito no que toca à sua relação com o Android. A marca mudou agora a sua política de atualizações do Android e conseguiu bater a Google, igualando a Samsung.
As atualizações do Android que as marcas garantem sempre foi um tema sensível. Nem todas seguem o que a Google determina e ainda menos o que os utilizadores esperam que seja a realidade. Assim, os smartphones acabam por ficar esquecidos e sem acesso às novidades e melhorias.
A Xiaomi tem evoluído e melhorado ao longo dos anos, sempre aumentando o número de atualizações acessíveis, bem como o ritmo a que estas são disponibilizadas. Isso garante mais segurança, ao mesmo tempo que dá mais confiança aos utilizadores.
Este campo mudou agora novamente, ainda que de forma limitada. A Xiaomi voltou a alargar o número de atualizações, com o lançamento do novo Redmi K60 Ultra. Este recebe mais atualizações, quer as de novas versões do Android, quer as de segurança do sistema da Google.
Assim, pelo menos por agora na China, a Xiaomi garante ao Redmi K60 Ultra 4 anos de atualizações do Android, ao que se somam 5 de atualizações de segurança. Significa que chegará ao Android 17, já que o Redmi K60 Ultra foi apresentado com Android 13.
Com esta mudança, muito positiva, a Xiaomi bate a dona do Android. A Google tem para os seus Pixel políticas de atualização mais curtas, uma decisão que nem todos entendem. Ao mesmo tempo, iguala a Samsung, que tem os mesmos tempos garantidos de atualizações.
Ainda que limitada a um smartphone e apenas à China, é a mostra de que muito pode mudar na Xiaomi e a na sua relação com o Android. Provavelmente irá alargar este cenário a outros países e regiões, algo que deixaria os clientes da marca muito satisfeitos.