Pplware

Xiaomi Mi A3 já é oficial com Android One e câmara tripla por 249 €

Chegou o novo smartphone Xiaomi Mi A3, lançado ao abrigo do programa Android One. Em si, reúne o melhor da tecnológica chinesa como, por exemplo, o preço extremamente competitivo. De igual modo, prima pelo software, com uma versão “pura” do sistema e atualizações garantidas pela Google.

Está na hora de ficar a conhecer todas as novidades do novo Xiaomi Mi A3!


Em primeiro lugar, o seu preço de venda ao público recomendado é de 250 euros. Vemos, portanto, um cuidado da Xiaomi em manter este valor extremamente competitivo. No entanto, temos aqui um smartphone marcadamente de gama-média, com alguns sacrifícios a serem feitos.

O novo Xiaomi Mi A3 custa cerca de 249 €

Em segundo lugar, cumpre destacar a clara atenção dada à Europa. Algo que se torna perfeitamente claro com a estreia do Mi A3 a ocorrer em Espanha. Aí, vemos já na sua loja online oficial a listagem do mesmo, cimentando a importância deste mercado europeu para a fabricante chinesa.

Em terceiro lugar, sentimos que os leitores estavam à espera de algo mais, de um smartphone de gama média-alta. Contudo, a Xiaomi decidiu optar por um produto mais económico, mas que mesmo assim dará resposta a todas as suas necessidades. Tudo isto num produto que fica bem abaixo dos 300 euros.

Portanto, cumpre agora dar a conhecer as suas caraterísticas, além do elenco de melhorias face à geração passada. Ora, partimos então do smartphone Xiaomi Mi CC9e, a versão mais económica (e essencial) da geração recentemente apresentada pela fabricante chinesa.

Uma fórmula já conhecida, do Mi CC9e ao Mi A3

O novo smartphone utiliza o processador Snapdragon 665, da norte-americana Qualcomm. Na prática temos aqui uma ligeira melhoria face ao SoC do ano passado, o SD660. Mais concretamente, temos um octa-core (8 núcleos) com frequência máxima de processamento a 2,0 Ghz e litografia de 11 nm.

Já ao nível dos gráficos temos a Adreno 610, parte integrante da plataforma móvel utilizada. Por sua vez, ao nível da memória RAM teremos uma única configuração – 4GB. Valor que pode ser conjugado com 64 GB de armazenamento interno (versão base), ou 128 GB (versão de topo por mais 30 euros).

 

Em ambas as versões do smartphone o utilizador pode socorrer-se de um cartão de memória microSD até 128 GB. Salientamos ainda a presença do jack de 3,5 mm para auscultadores, bem como a porta USB do Tipo C, além da porta infravermelhos, no topo do smartphone.

3 anos de atualizações ao abrigo do programa Android One

Sendo um dos grandes trunfos deste smartphone, em vez da MIUI, a interface própria da Xiaomi, temos aqui um ambiente de Android “puro”. Por outras palavras, uma experiência “stock“, com o software a ser fornecido pela própria Google, sendo também esta responsável pelas atualizações.

Mais concretamente, com o Xiaomi Mi A3 chega o sistema operativo Android Pie 9.0. A partir daqui, o smartphone receberá pelo menos duas outras grandes atualizações de sistema, para o Android Q, bem como o seu sucessor, o R. De igual modo, tem direito a três anos de atualizações de segurança.

Voltando ao smartphone em si, apontamos as suas dimensões. Com 153,5 x 71,9 x 8,5 mm (altura x largura x espessura), o Xiaomi Mi A3 pesa 173, 8 gramas. Mais ainda, utiliza o vidro (painéis exteriores), bem como o metal (estrutura) como principais materiais de construção.

A aposta na câmara fotográfica tripla com 48 MP

É um dos principais trunfos e pontos de venda do novo smartphone. A câmara é composta por um sensor primário de 48 MP (f/1,8), sensor secundário de 8 MP (f/2,2) e, por fim, um sensor de 2 MP (f/2,4). Já no seu painel frontal encontramos um sensor único de 32 MP (f2,0) no notch.

Através da sua câmara principal pode também gravar vídeo em 2K a 30 fps, bem como em Full-HD (1080)p a 30, 60, ou 120 fps. Já, por sua vez, com a câmara frontal pode gravar vídeo em Full-HD a 30 fps, sendo também otimizada para video-chamadas, além dos algoritmos de inteligência artificial.

 

 

De igual modo, apontamos o alinhamento vertical do módulo traseiro de câmaras. No fundo, temos apenas o seu flash LED, bem como a legenda “48 MP AI Camera”, destacando a sua resolução, bem como os algoritmos de IA ao serviço do utilizador para que seja mais fácil captar boas fotos.

O ecrã de 6 polegadas, AMOLED, com resolução HD+

As opiniões aqui ficarão divididas. No entanto, este foi o sacrifício feito pela Xiaomi para manter o seu preço competitivo. Ao passo que se esperava um painel Full-HD+, a empresa optou pelo painel HD+, portanto, com 720 x 1560 píxeis, para uma densidade de 286 píxeis por polegada.

Salientamos também o seu formato alto e estreito, com o padrão 19,5 : 9, bem como o notch em forma de lágrima, no topo. Já, por sua vez, as margens são bastante diminutas. Aqui tendo a empresa conseguido criar um smartphone com moldura minimamente proporcional e equilibrada.

 

 

Apontamos ainda a presença do leitor de impressões digitais já embutido no ecrã AMOLED. Por conseguinte, os utilizadores terão direito a uma das caraterísticas mais em voga nos smartphones topo de gama, com o novo Xiaomi Mi A3. Contudo, resta saber se isto apaziguará a opinião pública.

4030 mAh de bateria no smartphone Xiaomi Mi A3

Veja-se ainda a sua bateria de alta capacidade. Isto é, temos aqui uma célula de 4030 mAh, dotada de carregamento rápido a 18 W. Mais concretamente, utilizando aqui o padrão Quick Charge 3, da Qualcomm. Fatores que o poderão dotar de uma autonomia acima da média.

Já, por fim, salientamos que o novo terminal lançado ao abrigo do programa Android One está disponível em três cores. Aliás, com uma nomenclatura bastante alusiva à linha Google Pixel. A saber, temos o Kind of Gray (cinza escuro), o Not just Blue (azul), bem como o More than White (branco /pérola).

 

O novo smartphone estreia-se em Espanha, estando disponível a partir do dia 24 de julho. Entretanto, chegará também aos vários revendedores online, com os preços a começar nos 249 euros e a chegar aos 279 euros consoante a memória interna. Note-se que esta é a única diferença entre as variantes.

Em síntese, não temos um Xiaomi Mi A3 Lite (pelo menos para já). No entanto, a aposta para 2019 foca-se mais no segmento de gama média, bem como nos mercados europeus. Algo que denota um estudo de mercado por parte da empresa, ciente do valor e nicho ótimo para um produto budget.

O Xiaomi Mi A3 surpreende pelo leitor de impressões digitais embutido no ecrã AMOLED. Já, por outro lado, a resolução do mesmo pode deixar algo a desejar. Entre os destaques temos ainda a câmara tripla, ao passo que o processador, o Snapdragon 665 é uma aposta cautelosa.

Xiaomi Mi A3

 

Qual o seu veredito para este novo smartphone lançado ao abrigo do programa Android One?
Exit mobile version