A Xiaomi publicou o seu relatório alusivo às vendas no primeiro trimestre de 2019 onde discorda dos valores avançados recentemente pela agência International Data Corporation (IDC). Os números avançados pela tecnológica acabam por contrapor o volume de smartphones Android expedidos e declarados pela IDC.
Há, de acordo com a Xiaomi, uma severa discrepância entre as métricas de cada fonte.
Prevenindo os seus investidores, a Xiaomi deu a saber que durante o primeiro trimestre de 2019 a empresa vendeu mais de 27,5 milhões de smartphones Android. Por sua vez, a IDC apontou um total de 25 milhões de smartphones expedidos durante este primeiro trimestre, traduzindo-se numa ligeira quebra de vendas.
Os dados da Xiaomi e os dados da IDC
Reagindo ao relatório da agência de análise de mercado, IDC, a fabricante de smartphones precaveu os seus investidores e acionistas. Para tal, o conselho de administração decidiu clarificar o tema, publicando o seu relatório oficial. Aí, a empresa deu a saber que os valores reais de vendas foram bem superiores.
Em seguida podemos ver o simples comunicado. A forma que a empresa encontrou para rapidamente conter a situação e divulgar as suas métricas. A propósito, cumpre salientar que este relatório foi disponibilizado ontem (2) de maio pela tecnológica chinesa de forma voluntária.
A fabricante de smartphones espera assim acautelar os possíveis temores dos acionistas, investidores e outros detentores de ativos e mais-valias na empresa. Ao mesmo tempo, cumpre relembrar que este não é o relatório fiscal completo, mas sim preventivo, face ao primeiro trimestre de 2019.
As vendas de smartphones Android em 2019
Os valores da IDC – apresentados na tabela em apresentada abaixo – são de 25 milhões de smartphones Xiaomi expedidos no primeiro trimestre de 2019. Um diferencial de 2,5 milhões de unidades comparativamente com o documento avançado pela própria tecnológica.
Cumpre ainda salientar que os dados apresentados pela IDC apontam uma quebra de 10.2% no volume de vendas da Xiaomi no primeiro trimestre de 2019 face ao período homólogo do ano anterior. Nesse trimestre, a fabricante vendeu 27,8 milhões de smartphones, tendo então 8,4% de quota de mercado.
Ainda de acordo com os dados da IDC, no último trimestre de 2018 a Xiaomi vendeu 28,6 milhões de smartphones. Valor que correspondeu ao crescimento de 2,4% da sua quota de mercado, então em 7,6%. Ao mesmo tempo, a empresa coroou-se como líder de vendas na Índia com 28,9% desse mercado crucial.
Para a marca, as informações do primeiro trimestre de 2019 estão erradas. Infelizmente, de momento não sabemos quais foram as causas desta discrepância.