Pplware

VLC bloqueia instalação do seu leitor em alguns smartphones Huawei

Muitos são aqueles que utilizam o mítico VLC para reproduzir conteúdo multimédia nos seus smartphones.

No entanto, caso tenha um equipamento Huawei mais recente, irá deixar de o conseguir instalar até que alguns problemas sejam corrigidos.


O VLC é um dos mais famosos leitores de multimédia. Após ganhar grande relevo nos desktops, a empresa lançou também uma versão para smartphones, passando a ser possível usar este leitor em todo o lado.

No entanto, a VLC anunciou agora a colocação dos smartphones mais recentes da Huawei na lista negra, proibindo-os de instalar esta aplicação. Esta decisão foi motivada devido a uma função da EMUI, a interface personalizada da Huawei, que a VLC não apoia.

De modo a reproduzir vídeos em segundo plano, o VLC dispõe de uma função chamada “VLC audio background playback” que oferece aos utilizadores a possibilidade de fazerem outras coisas no smartphone enquanto reproduzem o conteúdo multimédia.

No entanto, nos smartphones Huawei, a marca chinesa implementou uma função que encerra todas as aplicações a correr de fundo, menos as suas. Embora seja possível contornar esta função e adicionar aplicações à lista de excepções, a verdade é que requer um grande número de passos que muitos utilizadores desconhecem.

Assim, nos smartphones Huawei, sempre que o VLC é colocado a correr em segundo plano é encerrado pelo sistema, levando os utilizadores menos conhecedores a achar que é um problema na aplicação que impossibilita o uso desta função.

Depois de várias queixas, e de não concordarem com a dificuldade de adicionar a sua aplicação às excepções na EMUI, a VLC tomou a decisão de bloquear por completo a instalação deste software nos smartphones mais recentes da marca chinesa, não se sabendo se irá ser uma punição alargada a mais dispositivos. No entanto, a aplicação poderá continuar a ser instalada de forma manual, através do APK.

Esta deverá ser uma função dedicada a poupar bateria, impossibilitando outras aplicações de correr em segundo plano, no entanto não agradou aos responsáveis do VLC.

Entretanto, a Huawei já respondeu à VideoLAN, que espera agora ver o seu problema resolvido nas próximas semanas.

Exit mobile version