Muitos são aqueles que utilizam o mítico VLC para reproduzir conteúdo multimédia nos seus smartphones.
No entanto, caso tenha um equipamento Huawei mais recente, irá deixar de o conseguir instalar até que alguns problemas sejam corrigidos.
O VLC é um dos mais famosos leitores de multimédia. Após ganhar grande relevo nos desktops, a empresa lançou também uma versão para smartphones, passando a ser possível usar este leitor em todo o lado.
No entanto, a VLC anunciou agora a colocação dos smartphones mais recentes da Huawei na lista negra, proibindo-os de instalar esta aplicação. Esta decisão foi motivada devido a uma função da EMUI, a interface personalizada da Huawei, que a VLC não apoia.
De modo a reproduzir vídeos em segundo plano, o VLC dispõe de uma função chamada “VLC audio background playback” que oferece aos utilizadores a possibilidade de fazerem outras coisas no smartphone enquanto reproduzem o conteúdo multimédia.
No entanto, nos smartphones Huawei, a marca chinesa implementou uma função que encerra todas as aplicações a correr de fundo, menos as suas. Embora seja possível contornar esta função e adicionar aplicações à lista de excepções, a verdade é que requer um grande número de passos que muitos utilizadores desconhecem.
Assim, nos smartphones Huawei, sempre que o VLC é colocado a correr em segundo plano é encerrado pelo sistema, levando os utilizadores menos conhecedores a achar que é um problema na aplicação que impossibilita o uso desta função.
PSA: @HuaweiMobile phones are now blacklisted and cannot get VLC on the Play Store.
Their ridiculous policy of killing all background apps (except their own) breaks VLC audio background playback (of course).
See https://t.co/QzDW7KbV4I and many other reports…@HuaweiFr— VideoLAN (@videolan) July 25, 2018
Depois de várias queixas, e de não concordarem com a dificuldade de adicionar a sua aplicação às excepções na EMUI, a VLC tomou a decisão de bloquear por completo a instalação deste software nos smartphones mais recentes da marca chinesa, não se sabendo se irá ser uma punição alargada a mais dispositivos. No entanto, a aplicação poderá continuar a ser instalada de forma manual, através do APK.
Esta deverá ser uma função dedicada a poupar bateria, impossibilitando outras aplicações de correr em segundo plano, no entanto não agradou aos responsáveis do VLC.
Entretanto, a Huawei já respondeu à VideoLAN, que espera agora ver o seu problema resolvido nas próximas semanas.