Em breve iremos conhecer o primeiro smartphone dobrável da maior fabricante mundial de dispositivos móveis, acontecerá a 20 de fevereiro. Contudo, ao que parece a novidade para este ano não são só os Android dobráveis, há mais inovações vindas da China.
Chama-se Vivo APEX 2019 e equipara-se perfeitamente ao smartphone Nubia X que já aqui ficamos a conhecer, no Pplware. Ambos são construídos em vidro e não apresentam portas nem sequer o “notch” no topo do seu ecrã, completo.
Este dispositivo mostra o que esta empresa chinesa é capaz de fazer. A Vivo é uma das 5 maiores fabricantes no seu país natal e uma das 10 maiores fabricantes mundiais de dispositivos móveis.
Chama-se Vivo APEX 2019 e é um colosso!
A Vivo já nos habituou a vários smartphones conceptuais que, posteriormente, chegariam ao mercado. Assim foi com o APEX em 2018, chegando depois ao mercado com um novo nome, NEX.
Agora, para 2019 temos o Vivo APEX 2019, um smartphone Android que, também ele, poderá chegar aos mercados. Inteiramente construído em vidro, o seu design é isento de falhas, portas ou outras possíveis imperfeições.
Em primeiro lugar, este smartphone Android, conceptual, já está preparado para as redes 5G. Mais ainda, também ele abdica das portas, redes, buracos e outras entradas que possam interromper as suas linhas.
Será uma nova tendência na China?
Começa assim a materializar-se uma tendência paralela à dos smartphones dobráveis. Os dispositivos extremamente elegantes onde, para alguns, o design se possa sobrepor à funcionalidade do produto.
Os únicos orifícios que encontraremos no Vivo APEX 2019 são o seu microfone, logo abaixo do ecrã. De resto não temos uma entrada USB, não temos um auscultador ou qualquer tipo de tabuleiro para cartões SIM, utilizando um cartão eSIM.
A construção “Unibody” em vidro do Vivo APEX 2019
Na prática, temos um envelope perfeito de vidro neste novo smartphone Android da Vivo. A marca apelida-o de “Super- Unibody”, referindo-se também ao “Curved-Surface Waterdrop Glass”. Por outras palavras, uma construção íntegra, em vidro, sem interrupções de maior.
O resultado são umas linhas belas e orgânicas com todos os seus cantos e arestas a serem perfeitamente fluídos ou arredondados. É impossível negar a ousadia da sua construção e claro, o seu brilho.
O vidro é o seu principal material de construção
Contudo, escusado será dizer que o Vivo APEX 2019 se pode transformar em mil estilhaços com um pouco de azar. Já para não falar da sua propensão para acumular impressões digitais bem como outras sujidades.
Seria uma proeza se este smartphone sobrevivesse a algumas quedas, sobretudo quando até o seu rival, Nubia X, é construído em cerâmica. Ainda assim, nenhum destes materiais é propriamente famoso pela sua resistência a quedas.
A Vivo não se coibiu de investir em novos processos de fabricação e moldagem deste vidro. Algo que certamente se refletirá no preço de venda ao público deste peculiar smartphone Android.
Em seguida, podemos ainda destacar a presença de três botões capacitivos, para navegação, alojados sob o vidro, logo abaixo do ecrã. Desta forma, não ousam perturbar o seu design.
O Vivo APEX 2019 apresenta um grande ecrã, completo, com um total de 6.39 polegadas de diagonal. Utiliza um painel AMOLED de resolução não especificada.
As características deste cativante smartphone Android
Conta com um leitor de impressões digitais embutido no ecrã, uma das mais recentes e louváveis tendências do mercado mobile. Em seguida, temos todo um leque de características e especificações técnicas de luxo.
Em primeiro lugar, no seu interior terá o processador Snapdragon 855 da Qualcomm, o seu melhor SoC até à data. Segue-se a referência a um total de 12 GB de memória RAM, bem como 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno.
A sua câmara principal é composta por dois sensores fotográficos, de 12MP e 13MP, com uma disposição vertical. O seu flash LED repousa imediatamente abaixo da câmara principal.
Não temos uma câmara frontal para selfies
É verdade, curiosamente não temos uma câmara secundária ou câmara frontal para selfies. Torna-se ainda mais irónico quando o principal ponto de venda do Vivo APEX (2018) era a câmara frontal com um mecanismo pop-up.
Agora, para que o design do Vivo APEX 2019 não fosse perturbado, a marca abdicou completamente desta câmara. Ainda assim, não descartamos a sua presença num eventual modelo destinado ao mercado de consumo.
O smartphone conta ainda com resistência à água, de grau não especificado pela fabricante chinesa. Ainda assim, perante a quase total ausência de orifícios, torna-se muito mais simples garantir que a água e demais elementos permanecem fora do smartphone.
Como carregar este smartphone Android?
A Vivo não especificou se este novo APEX tinha, ou não, carregamento sem fios por indução magnética. Contudo, sabemos que apresenta uns pinos de conexão no fundo da sua traseira, apelidados de MagPort.
Algo que será utilizado para carregar a sua bateria, e mesmo para permitir o contacto e transferência de dados com o dispositivo. Para já, subsistem algumas dúvidas quanto a todas as capacidades do Vivo APEX 2019, inerentes ao seu estatuto de produto conceptual.
Ainda assim, não deixa de ser uma alternativa cativante ao conceito igualmente futurista do smartphone dobrável. Estas poderão ser as duas tendências vigentes no mercado mobile em 2019.
Será formalmente apresentado no MWC 2019
Este smartphone Android será uma das estrelas do próximo certame de tecnologia em Barcelona, o MWC 2019. Até lá, já ficamos a conhecer os principais traços do Vivo APEX 2019.
E você, preferiria utilizar um smartphone deste género ou um dispositivo dobrável?