É o mais recente processador da norte-americana Qualcomm. O Snapdragon 855 é o SoC que vai querer ter no seu próximo smartphone Android em 2019. Contudo, poderá este novo “motor” comparar-se ao do iPhone XS da Apple?
De acordo com o mais recente teste de benchmark efetuado na plataforma AnTuTu, sim. Mas…qual é exatamente a diferença entre o desempenho de ambos os processadores? Venha daí, está na hora de tirar as dúvidas!
Há muita controvérsia sobre as pontuações de benchmark. Uns até dão algum valor, outros utilizadores não dão valor nenhuma e há mesmo quem nem saiba o que é (o que é totalmente legítimo). Contudo, reconhecemos o seu valor enquanto ferramenta ou margem de comparação entre vários produtos.
Como se compara o Snapdragon 855 aos principais rivais?
Assim sendo, é com natural expectativa que ficamos a conhecer o comparativo na AnTuTu entre o Snapdragon 855 e o Apple A12 Bionic. Ainda assim (e antes de mais nada), cumpre ser dito que o Snapdragon 855 foi testado num smartphone ad hoc.
Isto é, ainda não existe um modelo comercial equipado com o novo processador da Qualcomm. Existe sim, um protótipo não destino ao mercado e com a única função de servir de suporte físico para que o processador possa ser testado.
A AnTuTu clarifica que o dispositivo genérico utilizado para testar o Snapdragon 855 possui características de topo. Começando pelos 6 GB de memória RAM bem como 128 GB de armazenamento interno. Por fim, cita ainda um ecrã com resolução Quad-HD+, portanto, com 2888×1440 pixeis.
A AnTuTu publicou agora um novo comparativo
Assim sendo, tal como podemos ver na seguinte imagem, o novo SoC ultrapassa toda a concorrência. Já aqui havíamos visto o seu poderio face à atual geração de topos de gama Android.
Em primeiro lugar temos os resultados do Snapdragon 855, utilizando um dispositivo genérico. Em segundo lugar temos os resultados do Huawei Mate 20, equipado com o mais recente processador da marca, o Kirin 980.
Em terceiro lugar temos os resultados do smartphone OnePlus 6T, um dos mais recentes topos de gama Android. Já em seguida, em quarto lugar temos os resultados do Snapdragon 845, testados num dispositivo genérico.
Os quesitos analisados foram a memória (RAM e Armazenamento). Em seguida temos a UX (interface do utilizador) bem como as pontuações do CPU. Por fim temos também a avaliação da GPU e claro, o somatório final.
How does Qualcomm's new flagship #snapdragon855 stack up to the last-gen Snapdragon 845 and HiSilicon Kirin 980 on Antutu Benchmark? Check out our benchmark results below.
The Snapdragon 855 reference device has 6GB RAM and 128B GB internal storage, with 2888×1440 resolution. pic.twitter.com/Vk7UN4OSuR— AnTuTu Labs (@AnTuTuLabs) January 18, 2019
Estas conclusões foram agora partilhadas pela própria AnTuTu através da sua conta no Twitter. Aí, incentivando o debate, a plataforma de testes referiu também os demais SoCs comparados neste teste.
Como se compara o Snapdragon 855 ao Apple A12 Bionic?
Muito sucintamente, o Snapdragon 855 ultrapassa o Apple A12 Bionic. Relembro que este é o mais recente SoC topo de gama da Apple, estando presente no iPhone XS, iPhone XS Max bem como no iPhone XR.
Mais concretamente, o SoC da Qualcomm chega aos 362 mil pontos. Por sua vez, de acordo com os últimos testes ao A12 Bionic, o SoC do iPhone XS obteve cerca de 350 mil pontos.
O A12 Bionic integra o iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR
Em suma, é uma diferença não muito pronunciada entre o “motor” dos novos iPhone XS e XR com o “motor” dos próximos dispositivos Android. Ainda assim, poderemos ver um maior diferencial à medida que os fabricantes forem aperfeiçoando os seus produtos.
Por outras palavras, a AnTuTu partilhou um teste preliminar ao Snapdragon 855 e isto significa que poderemos ver melhorias em futuros testes. Seja como for, os dispositivos Apple não ficam muito atrás deste novo SoC da Qualcomm.
Por fim, em 2019 veremos este SoC a integrar os Samsung Galaxy S10, LG G8, OnePlus 7, Xiaomi Mi 9, bem como vários outros topos de gama.