Quando revelou a série Xiaomi 14, a marca apresentou também outra novidade importante, o HyperOS. Este seu novo sistema irá ser usado de forma alargada e ser a sua proposta para o futuro. Agora, a Xiaomi veio revelar mais e declarou que os smartphones com o bootloader desbloqueado não vão ter atualizações do HyperOS.
Desbloquear o bootloader limita o HyperOS
A Xiaomi sempre teve uma política muito particular e restritiva sobre o desbloqueio do bootloader nos seus smartphones. Este nunca é realizado de forma direta e os utilizadores precisam de aguardar 1 semana para terem essa autorização.
Agora com o HyperOS, a Xiaomi quer endurecer essas regras e criar mais algumas limitações, sempre em prol de aumentar a segurança dos smartphones. Do que revelou, não atualizará nenhum dispositivo com o bootloader desbloqueado, independentemente de estarem a correr o HyperOS ou a MIUI 14.
Além disso, os smartphones com HyperOS serão mais difíceis de desbloquear. Os utilizadores chineses deste novo sistema vão ser obrigados não apenas a esperar o período de uma semana, mas também a obter o nível 5 nos fóruns da comunidade da marca. Fora da China teremos ainda que aguardar por um anúncio oficial da Xiaomi sobre como funcionará o novo processo de desbloqueio.
Xiaomi altera atualizações dos smartphones
A Xiaomi também introduz agora um novo limite neste campo, mas não associado ao HyperOS. Apenas permitirá que cada utilizador realize três desbloqueios de smartphones por ano. Esta é mais uma vez uma limitação específica da China, mas a Xiaomi pode decidir estendê-la também a outros mercados.
Estas mudanças importantes têm um propósito específico que a Xiaomi identificou de forma bem clara. A marca apontou preocupações de segurança quando foi questionada sobre por que está a impor medidas tão rigorosas e a impedir os utilizadores de desbloquear os seus smartphones.
Para iniciar este processo, a Xiaomi terá o desbloqueio do bootloader desabilitado por padrão nos novos smartphones. Além disso, claro que se os utilizadores bloquearem os seus smartphones Xiaomi, vão receber de imediato as próximas atualizações do HyperOS.
O que é o Bootloader
O bootloader (também conhecido como carregador de arranque) é um programa que entra em ação sempre que um dispositivo é iniciado, ativando o sistema operativo certo.
Ele está presente em todos os dispositivos dotados de sistema operativo: tablets, smartphones e PCs. Um computador, por exemplo, pode ter dois sistemas operativos diferentes (dual boot). Nesse caso, o bootloader tem a tarefa de iniciar um ou outro conforme a preferência do utilizador, ou de maneira automática.