Pplware

Será este o primeiro processador da Xiaomi?

A Xiaomi desde cedo se destacou com uma das melhores ofertas preço/qualidade do mercado mobile.

Para melhorar a sua oferta, a marca chinesa poderá estar mesmo a preparar o lançamento de um processador próprio para acompanhar o Xiaomi Meri.

Nos diferentes modelos lançados até hoje, a Xiaomi tem apostado na utilização de processadores da Qualcomm na sua gama alta, os Mi, e nos processadores Mediatek para alguns modelos da sua gama média e baixa, a Redmi.

Desde cedo que surgiram rumores que a Xiaomi estaria a pensar desenvolver processadores próprios, embora nunca se tivessem observado movimentos por parte da marca chinesa que comprovassem os vários rumores existentes.

Segundo um leak recente, poderá ser mesmo desta que a Xiaomi irá lançar a sua própria gama de processadores, começando já com o lançamento de um modelo de gama média. Estas são, pelo menos, as informações que surgiram através de um teste de benchmark do Xiaomi Meri, o nome de código de um novo modelo da marca chinesa, e que permitem tirar algumas informações de como será composto o seu processador, que se espera que seja o primeiro processador da marca chinesa.

Embora ainda não existam certezas do número de cores que este processador irá trazer, sabe-se que terá uma base ARM e uma GPU Mali-T860, o que deverá implicar a existência de núcleos Cortex-A53 e Cortex-A57 e um posicionamento de gama média.

A partir deste leak podemos ainda conhecer dois testes de benchmark, mais concretamente um de AnTuTu e outro de Geekbench, que nos confirmam o seu posicionamento. No caso do AnTuTu obteve uma pontuação de 63581 pontos e no Geekbench um resultado final de 758 pontos em Single-Core e 3105 em Multi-core.

Ao compararmos com o Xiaomi Redmi Note 3 MTK, que possuí um processador Mediatek Helio X10 Octa-core e um resultado de Geekbench de 766 pontos Single-Core e 1786 Multi-core, percebemos que a pontuação para um único núcleo é equivalente, mas o total de núcleos tem um resultado superior, podendo significar que estaremos na presença de um processador com um número superior de cores ou com uma eficiência superior.

Em 2015 já se tinha falado numa parceria nesta área através de uma parceria entre a Xiaomi e a LeadCore, notícia esta que surgiu depois da marca chinesa introduzir um processador desta marca no seu Redmi 2A. Esta parceria teria em vista o apoio da Xiaomi no desenvolvimento, produção e patente destes novos processadores. Embora não tenha existido nenhuma confirmação ou resultado final desta possível parceria, existe sempre a possibilidade deste novo processador ter a ajuda da LeadCore.

Com a intensificação das informações sobre este novo Xiaomi Meri, e caso se confirme esta nova incursão da marca chinesa pelo mundo dos processadores, poderemos ver esta aposta da marca chinesa muito brevemente.

O Pplware agradece ao leitor João Ribeiro pela informação complementar partilhada.

Fonte

Exit mobile version