Dos muitos acessórios que a Samsung apresentou nos últimos anos nos seus smartphones topo de gama, o DeX foi o que mais interesse parece ter despertado. Esta doca consegue transformar os smartphones da marca em verdadeiros computadores, sendo o acessório ideal para quem quer ter o seu computador dentro do smartphones.
A marca coreana parece agora preparar-se para reinventar o Dex e a sua chegada será feita com o Galaxy S9, que muitos acreditam que irá ser dado a conhecer já em janeiro.
Apresentada com o Samsung Galaxy S8, o DeX foi a materialização de um conceito que há já vários anos era pensado e até contava já com algumas provas da dada, tal como visto no Continuum do Windows 10 Mobile.
Mas agora que o Galaxy S9 é cada vez mais uma realidade, a Samsung decidiu recriar a DeX e irá apresentar a sua nova versão, a DeX Pad. Espera-se que a sua chegada acompanhe o futuro flagship da marca, ainda sem uma data certa para ser conhecido.
A grande novidade da DeX Pad é que irá finalmente fazer uso do smartphone para mais do que o processamento e como centro de computação. Passará a fazer uso do ecrã, que se espera ser de dimensões generosas, para ser um trackpad ou um teclado, eliminando assim a necessidade destes elementos extra.
Caso seja mesmo este o futuro da DeX, a própria doca e a forma de ligação desta ao Galaxy S9 terá de ser mudada, por força das novas funções que vai ter.
Se até agora era apenas uma doca para carregamento e ligação ao monitor, esta nova versão terá de permitir ter o smartphone deitado para ser usado como rato ou como teclado. A ligação deverá ser mudada para uma porta USB-C, sendo cada vez mais o padrão da indústria.
Há rumores fortes que apontam para a primeira apresentação do Galaxy S9 já em janeiro, na CES, mas o mais provável é que ai seja apenas mostrado aos investidores, ficando reservada para o MWC a sua apresentação mundial, em conjunto com a DeX Pad e outros acessórios.