Pplware

Samsung manipula benchmarks do Galaxy Note 3

“Ajustamentos” influenciam os resultados dos softwares de benchmark em 20%.

Num período marcado pelo lançamento dos novos iPhones por parte da Apple, a Samsung tem estado concentrada em comercializar o novo Galaxy  Note 3 e também o seu smartwatch Gear.

Relativamente ao Galaxy Note 3  as criticas têm sido muito positivas mas, segundo o site Ars Technica a Samsung terá procedido a um conjunto de “ajustamentos” que influenciam positivamente os resultados dos softwares de benchmark em cerca de 20%.

Em Julho deste ano, lançamos aqui um artigo que dava conta de manipulações nos resultados de performance no Galaxy S4. Desta vez, segundo reporta o site Ars Technica, o Galaxy Note 3 consegue  ludibriar os resultados dos softwares de benchmark, uma vez que a Samsung procedeu a alguns “Ajustamentos” que permitem activar um  “modo de alto desempenho” quando as aplicações de  benchmark são executadas.

Como foi detectado tal “manipulação”?

Como sabemos, o Galaxy Note 3 vem com um SoC quad-core Snapdragon 800 a 2,3 GHz que é nada mais nada menos que  o mesmo SoC do recente LG G2. No entanto, após algumas avaliações por parte do site Ars Technica, usando o software Geekbench 3, verificou-se que o Galaxy Note 3 (comercializado nos Estados Unidos) apresentava uma classificação de 2.986 pontos enquanto o LG G2 “apenas” apresentada 2.278 pontos. Os resultados são muito dispares, tendo em conta que ambos os equipamentos têm quase o mesmo hardware.

Para validar tal desempenho excepcional, a equipa de análise conseguiu desactivar o “modo de alto desempenho”. Como se pode ver pela imagem seguinte, do lado esquerdo temos 3 cores desligados e um core em baixo processamento aquando da execução de uma app “normal”. Já do lado direito, todos os cores estão em processamento, uma vez o o sistema detecta que uma aplicação de benchmark está a correr.

Mas os testes foram mais além….Para confirmar tal “aumento artificial”, a equipa do site Ars Technica enganou também o sistema e renomeou o Geekbench 3 para o nome “Stealthbench 3” (que nada dá qualquer indicações de ser uma app de benchmarking) e procederam a novos testes de performance….neste cenário,os resultados, apresentados para o Galaxy Note 3 e LG G2 foram semelhantes e, como se pode ver pela imagem seguinte, continuamos a ter (imagem do lado direito) os três cores desligados (para a tal app Stealthbench 3 que na prática é a  app Geekbench 3).

 

Além dos testes efectuados, foi também encontrado um ficheiro, em java, que mantém a informação sobre as principais apps de benchmark. Quando detectada uma aplicação desse tipo, o sistema activa o “modo de alto desempenho”.

Os benchmarks são uma boa forma de avaliar a performance de um smartphone/tablet…isto se todos os equipamentos forem “tratados” da mesma forma. Segundo a equipa do Ars Technica , existem outros equipamentos que estão a apresentar “sintomas” idênticos, como é o caso do Galaxy Note 10, o que invalida de certa forma os resultados apresentados por todas as aplicações deste tipo.

Até ao momento ainda não existe qualquer reação por parte da Samsung. O Pplware está a acompanhar todas as informações que têm vindo a ser publicadas e, sempre que possível, actualizará a informação deste artigo.

Qual a vossa opinião sobre este tipo de manipulações?

Exit mobile version