A bateria é, hoje em dia, um dos principais elementos tidos em conta na escolha de um smartphone. Claro que depois da compra, é necessário saber mantê-la e monitorizá-la para saber da sua capacidade.
Se no iPhone é simples saber o número de ciclos de carga que a bateria tem, no Android essa informação não existe e nem está disponível. Mas existe uma forma simples de manter esta informação controlada. Saiba como pode saber os ciclos de carga da bateria do seu smartphone Android.
Um dos fatores usados para saber o estado de uma bateria são os ciclos de carregamento a que esteve sujeita. Um ciclo de carregamento ocorre quando se utiliza toda a energia da bateria, mas isso não significa necessariamente que ocorra um único carregamento.
Numa bateria, estima-se que esta comece a perder desempenho depois de ultrapassar os 300 ciclos, o que significa que após um ano começa a perder, lentamente, a sua capacidade.
Como saber os ciclos de carga da bateria de um Android
No caso do Android, e para termos acesso à informação dos ciclos de carga, precisamos usar uma app como o Charge Cycle Battery Stats, que regista e guarda todo o histórico de cargas e de descargas, apresentando os dados ao utilizador.
Para além da informação sobre os ciclos de carga, o Charge Cycle Battery Stats informa ainda o utilizador sobre estatísticas diárias e semanais, médias por dias da semana, informação da bateria – capacidade, temperatura, voltagem, tecnologia e níveis – e uma estimativa de custos por ano.
As imposições do Charge Cycle Battery Stats
O Charge Cycle Battery Stats precisa apenas que o smartphone esteja ligado quando for colocado à carga e também quando este for retirado do carregamento. Esta obrigatoriedade é apenas para que o software detete e registe estes momentos.
Pode não ser a solução ideal, até porque não tem o histórico passado de carregamentos, mas permite que possam manter um registo detalhado dos carregamentos da bateria do Android e saber o seu estado, podendo prever problemas ou até o seu fim.