Mais que a segurança, o problema do Android está muitas vezes nas apps que instalamos. Estas trazem malware e obrigam o utilizador a ver publicidade. A Google tenta controlar esta situação, mas a permissividade da Play Store é a culpada destas situações.
Uma nova descoberta veio trazer a público uma extensa lista de apps que estavam a inundar os utilizadores de publicidade. Se tem notado demasiada publicidade no seu Android veja se não tem uma destas 85 apps instaladas.
Demasiada publicidade nas apps Gooogle
As maiores queixas dos utilizadores do Android normalmente centram-se na publicidade. Qualquer app que queira, está inundada de anúncios e de outra informação desnecessária. Esta apresenta-se nos momentos menos próprios e sempre contra a vontade dos utilizadores.
Uma recente descoberta veio mostrar que mais uma vez a Play Store está inundada de apps que nada mais são do que fontes de publicidade. Ao todo foram descobertas 85 apps que indicavam ter várias funções, mas, na verdade, limitavam-se a apresentar publicidade. Esta era mostrada em ecrã inteiro e muitas vezes nem deixava que as funções básicas fossem usadas.
O modo de operação destas apps
Para se protegerem, as apps usavam um esquema de salvaguarda. Não se mostravam no ecrã do Android e apenas 30 minutos depois de instaladas surgia o respetivo ícone. Este, na verdade, não era mais que um atalho, que ao ser removido mantinha a app presente na mesma.
Para escaparem à deteção, usavam a reflexão Java. Esta funcionalidade permite alterar o comportamento de uma app, mostrando-a inócua e a realizar outras tarefas. Ao detetarem o desbloqueio do ecrã, as apps começavam a apresentar publicidade ao utilizador. As avaliações na Play Store indicavam aos utilizadores estes problemas.
A Play Store do Android tem problemas
Destas 85 apps presentes, 4 delas tiveram uma estranha aceitação pelos utilizadores. Ao todo, e apenas estas 4, foram descarregadas mais de 1 milhão de vezes. A Google já procedeu à sua remoção e nenhuma delas está presente na Play Store. A lista das apps pode ser vista aqui.
Mais uma vez está mostrada uma grande fragilidade do Android. Mesmo com os controlos existentes na loja de apps deste sistema, que tem presentes apps maliciosas e que enganam os utilizadores. Estes devem proteger-se e garantir que instalam apenas apps fidedignas e com boas avaliações.