A OPPO e a OnePlus são duas empresas que pertencem ao mesmo grupo BBK Electronics. Se sempre traçaram caminhos separados, recentemente, foi anunciada uma espécie de fusão entre as duas. Assim, obtendo o melhor de cada uma, que tem sido chave para o sucesso no mercado dos smartphones em todo o mundo, a proposta é oferecer algo ainda melhor aos consumidores.
Numa publicação no seu blog, a OnePlus, pelo seu CEO Pete Lau, falou um pouco daquilo que tem planeado para o futuro. A OnePlus 2.0 está a chegar.
Pete Lau, fundador da OnePlus, está na OPPO como diretor de produto há alguns meses. Desde então que a estratégia de união das duas empresas tem sido clara, principalmente quando olhamos para a interface de utilizador OxygenOS e ColorOS.
No texto escrito no blog, é feita uma retrospetiva dos últimos meses da empresa. O lançamento de smartphones de linhas específicas para mercados específicos e o lançamento de smartphones de gamas mais baixas, revelou-se um sucesso e ditou o crescimento da marca um pouco por todo o mundo.
O “foco” na melhoria das câmaras foi um dos objetivos da OnePlus também neste último ano, principalmente para poderem oferecer um smartphone verdadeiramente premium. Para tal contribuiu a parceria com a Hasselblad.
Qual o futuro da OxygenOS nesta OnePlus 2.0?
A OxygenOS é a interface de utilizador desenvolvida pela OnePlus para os seus smartphones. No entanto, recentemente, foi avançado que esta interface se iria fundir com aquela que é desenhada para os smartphones da OPPO, a ColorOS.
Com o Android 12 a chegar, os planos para a OxygenOS 12 e para a ColorOS 12 vão cruzar-se e o objetivo é ter um software ainda mais “rápido, suave, simples e estável”. Assim, estes dois sistemas estão a convergir gradualmente para um só produto.
A imagem acima representa de forma resumida os planos para estas duas interfaces de utilizador, onde serão combinados os pontos mais fortes de cada um deles:
- OxygenOS
- Rápido e oferece uma experiência suave
- Tem uma imagem limpa e leve
- ColorOS
- Estável
- Recursos inteligentes e poderosos
Será o novo flagship da OnePlus, lançado em 2022, o primeiro a estrear a nova interface de utilizador unificada. Nesse mesmo ano, com a atualização do Android, será então disponibilizada a versão da nova UI para os smartphones OnePlus de forma global. No entanto, ainda que não foram anunciados os modelos que irão receber esta versão.
A empresa garante ainda que recursos únicos que os utilizadores estão hoje habituados a usar no seu dia a dia não irão desaparecer, estando garantidos na versão unificada.
Tenho fé que a próxima etapa da jornada OnePlus – OnePlus 2.0 – será uma mudança positiva para nós como marca, mas também para cada um de vocês como utilizadores e amantes de tecnologia. Obrigado por permanecer connosco durante este processo.
Pode ler-se no final do texto escrito por Pete Lau.