Uma das formas que a Huawei encontrou para contornar os problemas criados pelos EUA foi a criação do seu sistema operativo. Este tem vindo a ser conhecido de forma lenta e gradual, com ainda muito para ser revelado.
Não havia informações sobre a sua potencial data de lançamento, mas agora surgiram novas informações. O Oak OS é mesmo uma realidade e poderá chegar já em agosto ou setembro deste ano.
Ainda não se sabe muito sobre o novo sistema operativo da Huawei, mas todos concordam que será uma realidade. A empresa já registou em vários países esta nova marca, revelando que tem algo a ser preparado.
A resposta da Huawei ao bloqueio da Google é um Android
Esta é a resposta da Huawei a todo o problema que a governo Trump criou. Ao forçar um bloqueio a esta empresa, acabou por criar uma falsa nuvem de preocupação aos consumidores. Ao mesmo tempo, e como a Google alertou, veio criar problemas, sobretudo às empresas que quis proteger.
#Huawei is intensively testing its own operating system, to be named "HongMeng OS" for China market or "Oak OS" for overseas market, which is likely to be launched in August or September, sources say. https://t.co/hqA7JJdjjS
— Global Times (@globaltimesnews) June 7, 2019
Os dados mais recentes mostram agora que o Oak OS está a ser desenvolvido a uma velocidade muito maior pela Huawei. Este novo ritmo deverá levar a que este sistema surja no mercado já em agosto ou setembro.
Surgem as primeiras imagens do Oak OS
Outro dado que existe mostra que o Oak OS será criado com base na versão Open Source do Android. Este é um caminho que várias outras empresas seguiram e que tem dado provas de ser correto. A base está pronta a usar embora só precise de ser personalizada.
Desta forma fica garantida a compatibilidade com todas as atuais aplicações em uso nos smartphones da Huawei. Com uma loja já criada, a Huawei só precisa de atrair os programadores. Este será um passo simples, uma vez que tem a segunda posição no mercado dos smartphones.
Um sistema operativo para várias frentes
Aparentemente, a Huawei quer ir mais longe com este sistema operativo. A marca quer alargar a sua utilização a outras plataformas e usá-lo igualmente nos tablets, smartTVs e até nos wearables. Desta forma, e à semelhança do Android, teria um ecossistema mais abrangente.
Igualmente, há ainda uma questão relacionada com o nome. Se na Europa este sistema está a ser registado com o nome Oak OS, na China este tem uma designação diferente. A Huawei tem no seu país o registo de HongMeng OS.
Esta nova proposta da Huawei tem tudo para ser real e para conseguir vingar. Sendo Android tem garantidas as apps necessárias e também as atualizações que estes sistemas requerem. Resta apenas esperar pela sua chegada para ser avaliado.