Pplware

Afinal muitas das novidades do iPhone 11 são já bem conhecidas do mundo Android

A chegada do novo iPhone 11 vem marcar um novo ponto de ordem no mercado dos smartphones. A Apple voltou a mostrar a sua capacidade de inovação e apresentou 3 novos modelos com muitas novidades.

Claro que estas são únicas nestes modelos, mas muitos alertaram de imediato para uma situação. Muitas das novidades do iPhone 11 afinal são já bem conhecidas do mundo Android.


O grande foco da apresentação da Apple na sua Keynote esteve no novo iPhone 11. Os 3 modelos foram renovados e têm novidades. Sem qualquer dúvida que a empresa investiu no campo da fotografia e na melhoria da utilização. O problema é que muito do que foi apresentado como novidade existe há já muito no universo Android.

A nova câmara super grande angular

Uma das primeiras novidades apresentadas foi no campo da fotografia. O iPhone 11 abandonou a câmara telephoto, que trouxe o ano passado. Agora, optou por uma mais conservadora câmara super grande angular.

Em palco ressaltavam esta opção como sendo a mais lógica. A questão é que muitos fabricantes Android optaram já por esta combinação há vários anos. Temos a LG com o seu G5 desde 2016 e mais recentemente a linha Galaxy, nos S10 e Note 10, ou a Huawei com o P30 Pro.

O Modo Noite e as fotografias de baixa luz

Outro trunfo muito apregoado em palco e recebido com entusiasmo foi o Modo Noite e a fotografia sem luz. A Apple tem finalmente um conjunto de câmaras que conseguem captar imagens em situações de ausência de luz.

Aqui temos novamente uma repetição do que é normal. A Google tem desde novembro do ano passado no Pixel esta possibilidade e mesmo antes já marcas como a Huawei, a LG e a Samsung já tinha transposto a barreira da ausência de luz.

A chegada do som Dolby Atmos

Ao apresentar o novo ecrã Super Retina XDR, a Apple detalhou vários pontos-chave. Um deles, o som Dolby Atmos, foi mostrado como uma das principais atualizações e melhorias. Finalmente o iPhone terá um som mais avançado.

Olhando ao mercado Android, a cada ano que passa mais e mais propostas têm este som especial. É já um padrão e todas as marcas apostam nesta tecnologia. A Apple trouxe assim para o iPhone mais uma novidade que no Android tem anos.

Carregamento rápido para o iPhone 11 Pro

Por fim, e apenas no caso do iPhone 11 Pro, a Apple resolveu trazer finalmente um carregador de carregamento rápido (18W). Este passará a estar presente na caixa do smartphone de topo da Apple, para ser usado desde o primeiro dia. Até agora tinha de ser comprado à parte.

A comparação com o universo Android aqui pode ser até injusta para a Apple. As grandes marcas do SO da Google têm já sistemas muito mais evoluídos e com potências muito maiores. Claro que os carregadores rápidos estão presentes nas caixas destes equipamentos desde o primeiro momento.


Claro que há pelo menos uma novidade que a Apple criou para o iPhone 11. As slofies, ou selfies em slow motion fazem uso da câmara lenta na câmara frontal. São até raros os smartphones que têm esta configuração.

Esperava-se, no entanto, que a Apple fosse mais longe e tivesse outras novidades. O carregamento inverso era esperado, para se integrar com os AirPods e a sua caixa de carregamento sem fios. Poderá chegar para o ano e com outras novidades.

Exit mobile version