O mercado dos dispositivos móveis está hoje ao rubro. Depois do anúncio da venda da Nokia à Foxconn, é a Nokia a anunciar finalmente que está de volta ao mercado dos smartphones e dos tablets, com o Android a servir de base.
Há já muito tempo que se esperavam notícias sobre o tão falado regresso da Nokia ao mercado dos smartphones, um terreno que conhece bem e onde tem provas dadas. Impedida pelo contrato que tinha com a Microsoft, tudo parece agora resolvido com a venda à Foxconn.
Para além da empresa chinesa, a venda da Nokia foi também feita à HMD Global Oy, que passou a ter os direitos de utilização da marca em smartphones e em tablets.
É esta empresa finlandesa, a HMD Global Oy, que agora vai explorar esta marca e trazer para o mercado novos dispositivos, sempre baseados em Android.
Tendo controlo total sobre a marca Nokia, a HMD Global Oy terá na sua direcção dois ex elementos da empresa finlandesa, e que agora abandonam a Microsoft. Será apenas a este nível que a Nokia poderá controlar os novos produtos e a utilização que a HMD Global Oy dará à marca.
Também como parte do negócio da venda da Nokia a estas duas empresas, será a Foxconn a produzir estes novos equipamentos no futuro.
Não é a primeira vez que a Nokia se apresenta com smartphones baseados em Android, tendo estes sido descontinuados quando a Microsoft entrou na empresa. Os novos equipamentos vão de certeza continuar estes desenvolvimentos, elevando-os a um patamar ainda mais elevado.