Uma das métricas “não oficiais” de avaliação de um equipamento é a receptividade dos consumidores no seu lançamento. Quanto mais vendas forem conseguidas melhor futuro se espera.
A fazer uso dessa medida a Nokia poderá ter em mãos um verdadeiro caso de sucesso. O lançamento para o público do seu mais recente tablet, o N1, acabou por esgotar o stock que existia disponível, e em apenas 4 minutos.
Mesmo depois de ter vendido a sua divisão de dispositivos móveis a Nokia continuou com planos para desenvolver equipamentos e alternativas ao que existe no mercado.
Se está limitada no campo dos smartphones pelo contrato de venda que estabeleceu com a Microsoft, nada a impede de criar e comercializar o seu próprio tablet.
Foi assim que surgiu o N1, a proposta da Nokia no campo dos tablets Android, com características próprias e que tem dado provas de muito boa aceitação pela crítica.
O seu lançamento oficial para o mercado foi feito no passado dia 07, tendo sido colocado à venda em primeiro lugar na China.
Mas bastaram 4 minutos para que todo o stock que existia disponível se esgotasse e que deixassem de haver equipamentos para venda.
Ao todo foram colocados no mercado Chinês 20 mil unidades, o que corresponde a vendas na ordem das 5 mil unidades vendidas por minuto.
Depois desta venda relâmpago por parte da Nokia, a empresa Finlandesa prepara-se para colocar à venda mais um lote destes equipamentos, sendo esperado para dia 15 a chegada de mais unidades, para assim satisfazer a procura deste tablet.
Criado em parceria com a Foxcon, o Nokia N1 vem equipado com o Android Lollipop e com o launcher criado pela Nokia, o Z Launcher. O seu preço de venda ronda os 250 dólares.
Para já o N1 está apenas à venda no mercado Chinês, esperando-se que seja lançado noutros países, ainda sem qualquer data prevista.
A julgar pela aceitação que teve nos primeiros momentos de vendas, o N1 tem tudo para ser um caso de sucesso e mostra que a Nokia ainda consegue ter uma presença forte no mercado.
Não sendo um produto desenvolvido e produzido em exclusivo pela Nokia, tem a sua marca associada, o que é uma garantia de qualidade.