O que podemos esperar deste smartphone Android com 5 câmaras fotográficas na sua traseira? Para dar resposta a esta ambígua questão, a finlandesa HMD Global anunciou a data da sua apresentação durante o MWC 2019, em Barcelona.
Até ao momento nunca tivemos um Nokia 9 para coroar a gama de smartphones Android desta fénix. Ainda assim, os rumores sobre este dispositivo podem ser retraçados até dezembro de 2017. Ano em que a Nokia voltou ao mercado mobile.
Seria só mais recentemente que este produto começaria a definir os seus contornos e o seu nome. Veja-se o nosso artigo de 5 de setembro de 2018, onde já se constavam as 5 câmaras fotográficas para este smartphone Android.
Do regresso ao mercado à apresentação em Barcelona
Entretanto, o melhor smartphone deste fabricante seria este Nokia 8, bem como o Nokia 8 Sirocco que se lhe seguiu. Este último é uma autêntica obra de arte e proeza de construção digna da antiga (e saudosa) Nokia.
Torna-se inevitável fazer este pequeno repto ou apanhado de informações para compreendermos a importância e expectativa em torno de um possível Nokia 9 PureView. Afinal de contas, já há cerca de dois anos que aguardamos por este exato smartphone.
Esta fabricante, agora sob a tutela da (também) finlandesa HMD Global, tem conquistado um lugar respeitável no mercado global de dispositivos móveis. O seu principal trunfo é, acima de tudo, a grande atenção dada às atualizações de software.
Contudo, a qualidade de construção dos seus terminais também é um vetor presente em todos os seus equipamentos. Sejam eles construídos em metal ou em vidro e até mesmo em plástico.
Agora, o chefe de produto (CPO) da HMD Global, o já bem conhecido senhor Juho Sarkivas, confirma a próxima grande apresentação da marca. Será durante o grande evento dedicado à tecnologia móvel.
https://twitter.com/sarvikas/status/1088719335827243008
Celebrar-se-á em Barcelona durante os últimos dias de fevereiro. A incontornável Mobile World Congress ou MWC 2019 na qual o Pplware estará presente. A confirmação foi agora feita através da conta de Twitter do supracitado executivo.
O executivo, como é óbvio, não divulgou qualquer detalhe sobre este ou aquele smartphone Android a ser apresentado. Ainda assim, todos os rumores apontam para um topo de gama, o Nokia 9 PureView.
Nokia 9 PureView "Beholder." HNY pic.twitter.com/x4Kh3anP46
— Evan Blass (@evleaks) December 31, 2018
Infelizmente, de acordo com os últimos relatos, este Nokia 9 PureView poderá ser lançado com a desatualizada plataforma Snapdragon 845 da Qualcomm. Já, por outro lado, entretanto, vimos indícios de que o Snapdragon 855 seria utilizado.
O processador deste smartphone Android
Equacionando todas as fugas de informação até à data, será de fato provável que em Barcelona seja apresentada uma versão com o processador antigo. Ainda assim, a marca estará também a preparar uma versão mais preparada, já com o novo SoC, a chegar posteriormente ao mercado.
Esta tese encontra precedente (parcial) no atual topo de gama Nokia 8 Sirocco. O smartphone Android foi apresentado com uma plataforma já desatualizada, o Snapdragon 835. Poderá este cenário repetir-se em 2019?
O seu grande trunfo? As 5 câmaras fotográficas!
Sem sombra de dúvida que o seu aspeto mais marcante será a câmara fotográfica principal localizada na sua traseira. Poderá ter uma miríade de sensores e lentes, com um total de 5 módulos fotográficos bem como o selo de aprovação da ZEISS.
O seu aspeto pode ser descrito como estranho ou mesmo excêntrico. Ainda assim, deixa-nos extremamente curiosos quanto às suas aplicações práticas para o utilizador final.
Já graças às várias imagens e até ao vídeo, teremos um hexágono na traseira deste smartphone Android. Aí estarão localizados os 5 módulos fotográficos bem como o flash dual-LED.
Esta câmara guarda ainda vários segredos e temos até aquilo que aparenta ser um módulo de infravermelhos, possivelmente para medição e cálculo da distância focal.
Entretanto, graças a uma nova fuga de informação, as resoluções dos sensores podem ter sido reveladas. De acordo com as fontes teríamos 16MP + 16MP + 12MP + 12MP + 8MP.
Infelizmente nada é dito sobre qual destes sensores seria monocromático, sobre qual seria dotado de uma lente grande angular e, por fim, de uma lente com zoom ótico.
Android One, o software do Nokia 9 PureView
Tal como a marca já nos habituou, o Nokia 9 PureView deverá utilizar uma versão quase stock do sistema operativo Android. Mais concretamente, o seu software deverá continuar a ser fornecido pelo programa Android One da Google.
Contamos ainda com a presença de um leitor de impressões digitais embutido no ecrã do Nokia 9 PureView. Por conseguinte, teremos um painel OLED com cerca de 5.9 polegadas de diagonal.
É ainda sugerida uma resolução Quad-HD+ para este painel, portanto, com 2560×1440 píxeis. Em seguida, teremos entre 6GB a 8GB de memória RAM com 128GB ou 256GB de armazenamento interno.
Entretanto, a sua bateria poderá contar com 4150mAh de capacidade, sendo também sugerida a presença de certificação IP68. Algo que o tornaria resistente à água e ao pó de acordo com os critérios desse padrão.
Poderá o Nokia 9 PureView custar menos de 800€?
Por fim, o seu preço de venda ao público também já foi referido pela imprensa internacional. Os valores giram em torno dos 5.999 yuan. Portanto, cerca de 890 dólares ou cerca de 790€ à atual taxa de conversão.
Agora, resta-nos aguardar pela sua eventual apresentação, em Barcelona.