Pplware

Microsoft pode facilitar entrada da Xiaomi nos Estados Unidos

O mercado tem pressionado a Xiaomi para que esta comercialize toda a sua gama de equipamentos fora das fronteiras chinesas. Contudo, há vários impedimentos que têm impossibilitado esse avanço, um deles são as patentes que a marca não tem e que poderá enfrentar graves problemas com as autoridades judiciais quando chegar a alguns mercados, um deles é sem dúvida o dos Estados Unidos.

Mas a Microsoft pode tornar-se numa porta de entrada da marca chinesa no mercado norte-americano. As marcas estão já a tratar de passar da conversa aos actos e há equipamentos Xiaomi que vão usar patentes da Microsoft, além de trazer software da marca de Washington.

As patentes são o grande entrave para as marcas chinesas se expandam de forma oficial além fronteiras. Isto porque onde estes querem negociar existem tecnologias patenteadas por terceiros e só há uma forma de as conseguir usar: ou é através de um pagamento para as poder utilizar ou chegar a acordos com quem detém essas tecnologias.

 

Xiaomi e Microsoft já têm acordos

Foi mesmo Hugo Barra que publicou na sua conta do Twitter: a Xiaomi chegou a um acordo com a Microsoft através do qual vai trocar patentes relacionadas com telefonia móvel. Não é dito, mas isso poderia ser a chave para que Xiaomi pudesse, livremente, comercializar os seus smartphones em mais mercados além daqueles onde já actua, uma história que muitos esperam desde que a marca começou a crescer com grande sucesso.

 

Mas qual será a contrapartida que a Xiaomi dá à Microsoft?

A contrapartida é existir nos Xiaomi software pré-instalado da Microsoft. Pode parecer algo simples, mas estamos a falar em milhões de novos utilizadores que irão dar vida a software da empresa americana e trazer milhões de dólares de receita. Esta jogada irá catapultar determinado software da Microsoft para patamares que só a Google e a Apple têm conseguido, no segmento mobile. É um trunfo poderosíssimo.

 

Os novos telefones Xiaomi terão Office e Skype

O negócio seria algo como já a Samsung o faz: os Xiaomi trariam pré-instalado software importante da Microsoft; que não seria mais que o Office para Android e o todo poderoso Skype. A dúvida é se este software poderá ser removido ou se ficaria “embutido” eternamente na ROM MIUI, tal como todo o outro software que inunda o sistema operativo de fábrica da Xiaomi.

Este acordo alcançado entre as grandes empresas abre também outros horizontes. Sabemos que as relações entre estas empresas não são de agora, não nos podemos esquecer que alguns dispositivos Xiaomi já eram compatíveis com o Windows Phone e Windows 10 Mobile, como por exemplo o caso do MIPAD 2 ou do Xiaomi Mi4. Logo, estas negociações, seguramente, têm já um longo caminho entre percorrido.

Será a partir de Setembro que os Xiaomi Mi 5, Mi Max, Mi 4s, Redmi Note 3 e Redmi 3, terão disponíveis aplicações Microsoft Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Skype.

Microsoft News

Exit mobile version