Pplware

Facebook Messenger: SMS podem ser contra regras do Android

Um dos últimos serviços que o Facebook colocou à disposição dos utilizadores foi a junção das mensagens do Messenger com as que são enviadas pela rede telefónica do dono do smartphone.

No entanto isto poderá ter trazido alguns problemas inesperados, pois a forma como esta novidade está a ser imposta aos utilizadores pode violar algumas regras da Google.

Há alguns assuntos a preocupar os utilizadores do sistema Android, nomeadamente as violações das políticas de segurança do Google Play.

O Facebook pode ter-se, claramente, precipitado no que toca à utilização do Messenger em conjunto com as mensagens do telemóvel. Um dos primeiros problemas é logo na instalação. A aplicação mostra o botão de confirmação e de configurações, escondendo o botão que deixa a possibilidade de cancelamento ao ao utilizador.

Apesar de não ser obrigatória a utilização das mensagens escritas nesta aplicação, muitos são os que irão aceitar esta modificação sem que, na realidade, o queiram.

Não está explicado o verdadeiro motivo para o Facebook querer tanto “ajudar” a que os utilizadores instalem esta nova funcionalidade, o que é certo é que a não existência de um botão explícito de não instalação, ajudará a que esta aplicação seja utilizada por muito mais pessoas do que o que inicialmente poderia ser esperado.

SMS in Messenger is an optional feature. People can choose whether or not they wish to use it. When they first see the prompt, they can choose to start seeing their SMS messages in Messenger by turning on the feature, or they can decide not to by tapping “Settings.” If they decide to see SMS messages in Messenger and to also reply to messages from Messenger, we’ll ask people to approve any new device permissions that are required. Messenger doesn’t modify any device settings without people agreeing to it.”

A maior rede social do mundo já veio defender-se em público e indicou que bastará os utilizadores carregarem em “Configurações” e será possível não agregarem o serviço de mensagens, no entanto há quem continue a achar que isto não é uma forma simples e que induz muitos em erro.

Exit mobile version