A Huawei acabou de dar a conhecer ao mundo a sua mais recente proposta no mercado dos smartphones.
Em conjunto com o seu novo processador, o Kirin 980, a marca chinesa apresentou o primeiro elemento da família Mate 20, o Mate 20 Lite. O Pplware já tem este novo smartphone e, por isso, vamos conhece-lo e ter já as primeiras impressões deste novo smartphone.
Não era esperada esta novidade para o dia de hoje, que se deveria focar no novo processador da Huawei, o Kirin 980, mas a marca chinesa resolveu provocar o mercado e deu a conhecer mais um pouco do que será a próxima oferta da linha Mate, apresentando o Mate 20 Lite.
Este novo smartphone não é um dispositivo de topo, mas consegue dar o que de melhor a gama média pode oferecer.
Tem alguns elementos únicos e que prometem fazer dele mais um caso de sucesso, como tem sido normal nos equipamentos Lite da Huawei.
O design do Mate 20 Lite
De imediato podemos ver alguns pormenores que eram esperados, e que têm vindo a ser uma constante nos novos modelos.
As linhas do Mate 20 Lite conseguem fundir o que de melhor pudemos ver chegar no P20 com o que também nos habituámos a ver no Mate 10.
A aposta no design foi um dos pontos de base na criação deste equipamento e isso vê-se desde o primeiro momento, com linhas sóbrias e agradáveis tanto à vista como ao tato.
Um excelente ecrã com a máxima área útil
Destacamos a presença do notch, que alberga outro pormenor interessante. O Mate 20 Lite tem já presente 2 câmaras frontais, dedicadas a tirar as melhores selfies.
Continuando na parte frontal, encontramos um ecrã de 6,3 polegadas, com resolução de 2340 x 1080px.
Claro que a utilização da área frontal é quase total, graças ao notch e à moldura mínima que foi aplicada.
A fotografia continua a estar em destaque
A aposta da Huawei para o Mate 20 Lite é claramente na fotografia e em especial nas selfies. Para isso dotou este smartphone com 2 câmaras frontais, que são de 24Mpx e 2Mpx, algo que ainda não é um padrão na industria e que dá uma qualidade excelente às fotografias que tiramos neste modo.
Para complementar temos também as já normais 2 lentes na traseira, estas são de 20MP + 2MP, com f/2.8, e que estão dispostas na linha central do Mate 20 Lite, imediatamente acima do sensor de impressões digitais.
Seguindo o que já começa a ser padrão nos equipamentos de topo, a Huawei deu ao Mate 20 Lite os 3D Qmoji, que são a forma de nos exprimirmos com recurso a imagens de animais, sempre usando as nossas expressões.
O hardware que se mantém fiel à linha Lite
Apesar de não vir equipado com o mais recente processador da Huawei, o Kirin 980, o Mate 20 Lite está preparado com um processador que é muito capaz de desempenhar todas as tarefas que lhe sejam exigidas.
Falamos do Kirin 710 Octa Core, que é composto por 4 núcleos Cortex-A73, de 2.2GHz e 4 núcleos Cortex-A53, de 1.7GHz.
A suportar este processador encontramos também 4 GB de RAM e 64 GB de espaço de armazenamento, que pode ser alargado até aos 256 GB, com recurso a um cartão microSD.
Na base de tudo encontramos a EMUI 8.2, tendo o Mate 20 Lite já a versão 8.1 do Android Oreo. Esta versão permite que o Mate 20 Lite passe a ser já desbloqueado com o reconhecimento facial, uma novidade que a maioria dos equipamentos de topo da marca já receberam.
Inteligência artificial está presente no Mate 20 Lite
Seguindo a linha do Mate 10 e do P20, a Huawei traz também ao Mate 20 Lite a sua inteligência artificial, algo que mais uma vez estava reservada aos modelos de topo da Huawei.
Este será o primeiro smartphone da gama média a ter acesso a esta tecnologia e a esta ajuda essencial ao dia a dia. No caso deste telefone, está focada principalmente na fotografia e na deteção dos diferentes cenários, mas naturalmente que irá também apoiar a EMUI 8.2 e toda a gestão do equipamento, quer a nível do hardware quer dos próprios recursos e bateria.
Bateria vem abrir novas possibilidades à linha Mate
Um ponto que tem vindo a ser melhorado nos smartphones Huawei é o da autonomia. A cada novo equipamento esta tem aumentado, não apenas com baterias maiores mas também com uma gestão mais eficiente.
O Mate 20 Lite traz assim uma bateria de 3750mAh, que consegue estar em standby durante 500 horas e estar em conversação durante 23h. A somar a isso temos 107 horas de reprodução de música, 17 de vídeo ou 11 horas de navegação na Internet em 4G.
A Huawei aponta para este seu novo smartphone uma utilização de 2,31 dias, no caso de um utilizador médio, e 1,85 dias para um utilizador intensivo. Estes vão valores excelentes para um equipamento desta gama.
Para melhorar ainda mais a utilização, o Mate 20 Lite terá também já carregamento rápido, garantindo que em poucos minutos de ligação ao carregador se consegue já um carregamento satisfatório.
Especificações
- Ecrã
- Tamanho: 6.3’’
- Resolução: 2340x1080px
- Tecnologia: LTPS IPS
- Processador
- Processador: Huawei Kirin 710 Octa Core
- Frequência: 4x Cortex-A53 2.2GHz + 4x Cortex-A53 1.7GHz
- Sistema Operativo
- AndroidTM 8.1, EMUI 8.2
- Memória
- Interna: 4GB RAM, 64GB ROM
- Externa: Slot para cartão microSD até 256GB
- Câmara
- Traseira: 20MP + 2MP, f/2.8
- Frontal: 24MP + 2MP, f/2.0
- Bateria
- Capacidade: 3750mAh
- Standby: até 500h
- Conversação: até 23h
- SIM
- Slot 1: Cartão Nano SIM
- Slot 2: Cartão Nano-SIM ou cartão microSDTM
- Rede
- 4G: B1/B3/B7/B8/B20 (DL: Cat.13, 400Mbit/s, UL: Cat.13, 150Mbit/s)
- 3G: B1/B2/B4/B5/B8
- Conectividade
- WiFi: 802.11a/b/g/n/ac, 2.4GHz & 5GHz
- Bluetooth®: BT 4.2 com suporte para BLE, aptXTM, aptXTM HD, HWA
- NFC: Sim
- Conetor USB: Type-CTM
- USB type: 2.0
- Funcionalidades USB: OTG, MTP, PTP, tethering, carregar
- Peso
- Cerca de 172g
O que nos trará o Mate 20 Lite
Este novo smartphone promete novamente mudar as regras no segmento médio do mercado, uma zona onde as marcas se debatem para conseguir o equilíbrio entre as melhores especificações, ao mesmo tempo que procuram propostas com preços atrativos.
É claro que se destaca-se pelo seu ecrã e as 2 câmaras fotográficas que tem presente no muito diminuto notch. A presença da IA é finalmente uma realidade na gama média e a sua bateria vem dar a possibilidade de ser usado por muitas horas, mesmo em utilização intensiva.
Muitas das restantes novidades são na verdade uma transposição das funcionalidades dos modelos de topo da Huawei para a sua gama média, oferecendo assim o que de melhor a marca tem vindo a criar.
Falamos claro do reconhecimento facial, as baterias mais potentes e, principalmente, a inteligência artificial, que tanto vai poder ajudar os utilizadores.
Preço, cores e disponibilidade do Mate 20 Lite
Seguindo a linha de inovação e de criar produtos diferentes, este novo smartphone será proposto nas cores Preto, Azul Safira e Dourado.
O Mate 20 Lite chegará a Portugal já em meados de setembro e terá um preço de 399 euros. As pré-vendas começam já amanhã e a Huawei tem preparada uma surpresa para os utilizadores que fizerem já a sua compra.