O Google Maps e o Waze são duas propostas da Google, que muitos consideram oferecer o mesmo. A verdade é que ao longo dos anos estas duas apps têm procurado complementar-se e até têm partilhado funcionalidades. Agora há uma nova troca, onde os alertas do Waze já podem ser vistos no Google Maps.
Ao longo dos anos, a Google partilhou alguns dos melhores recursos encontrados no Waze com o Google Maps e agora isso está a acontecer novamente. Uma partilha no Reddit mostrou uma imagem do Google Maps a alertar os condutores para a presença da polícia. O alerta aponta que o alerta vem dos condutores do Waze.
O alerta questiona se os polícias continuam no mesmo local onde foram avistados por um utilizador do Waze. Existe um botão “Sim” e um botão “Não” com os quais os utilizadores do Google Maps podem responder. Quem receber esta notificação, pode tomar as medidas adequadas imediatamente ou descartá-la tocando no botão “X”. Passado um tempo, o alerta desaparece para não perturbar o mapa. Esta funcionalidade não foi divulgada porque a maioria dos utilizadores do Google Maps ainda não a viu.
A Google e a Waze continuam a operar como dois serviços separados. Considerando que ambos existem como propriedade da Google durante mais de uma 10 anos, parece não haver razão para combinar totalmente o Google Maps e o Waze, uma vez que cada um tem os seus fãs. Ainda assim, há agora mais sobreposição, uma vez que os utilizadores do Google Maps receberão alertas de incidentes dos que usam o Waze.
Importa lembrar que na semana passada a Google substituiu a opção “Speed Trap” onde os utilizadores do Google Maps podiam partilhar os radares com os relatórios de incidentes da aplicação. Em vez de “Speed Trap”, os utilizadores do Google Maps podem agora ser avisados sobre a presença da polícia numa determinada área, recebendo um alerta “Polícia” mais inclusivo.
Ao alterar o nome do aviso de “Radares de velocidade” para “Polícia”, os utilizadores do Google Maps são instruídos a procurar não só um controlo de velocidade. Agora podem também reportar um abrandamento no trânsito e muito mais problemas nas estradas enquanto conduzem.
Muitos questionam por quanto tempo a Google manterá o Google Maps e o Waze como duas aplicações separadas de mapeamento e navegação. A verdade é que ambos têm o seu público e os seus utilizadores dedicados. Apesar de serem serviços que se complementam, têm caraterísticas únicas e adaptadas à utilização que se pretende.