Pplware

LineageOS 16 disponível para Pocophone F1, OnePlus, Samsung Galaxy e muito mais

A LineageOS é, irrefutavelmente, uma das mais populares ROMs personalizadas (custom) da atualidade, sendo também a sucessora, em espírito, da Cyanogen. Agora, chegou a LineageOS 16, baseada no sistema operativo Android Pie 9.0 da Google, e já disponível para dispositivos Xiaomi, OnePlus, bem como vários Samsung Galaxy, entre outros.

A sua popularidade é atestada por mais de dois milhões de instalações ativas, chegando agora a mais aguardada versão.


Em primeiro lugar, uma “custom” ROM ou ROM personalizada vem substituir a implementação oficial da marca no seu dispositivo Android. Independentemente da fabricante, estas compilações efetuadas por programadores independentes visam suprir algumas necessidades ou dar uma opção de escolha ao utilizador.

Chegou a LineageOS 16, baseada no Android Pie 9.0

Assim sendo, se não gostar da ROM oficial do seu OnePlus, a OxygenOS, pode instalar esta LineageOS. O mesmo se aplica aos Samsung Galaxy, ao Pocophone da Xiaomi e virtualmente a qualquer outro smartphone ou telemóvel inteligente com o sistema operativo Android. Esta é uma das suas benesses, a abertura do sistema.

Entretanto, já acabou o suporte para a LineageOS 14.1, baseada ainda no Android 7.1 Nougat, preparando assim a chegada da nova versão. Algo de que agora damos conta e que será motivo de gáudio para vários utilizadores. Desta forma, o Android Pie já poderá ser instalado em milhares de novos dispositivos móveis.

Em segundo lugar, a LineageOS é uma ROM que não se afasta muito do aspeto ou design do Android “puro” ou stock, ainda que lhe acrescente algumas funções. Entre estas, temos o Styles API, que suportará o Dark Mode, assim que este for disponibilizado pela Google com a próxima versão do sistema operativo, o Android Q.

Nesse sentido, tal como se pode ler no blog da LineageOS, a nova compilação é pautada por três vetores de desenvolvimento. O primeiro sendo, claro, o Android Pie, o suporte (preparação) para futuras funcionalidades e, por fim, um reforço de segurança (além de uma calculadora mais capaz).

Já disponível para vários Samsung Galaxy, OnePlus e Xiaomi

A partir de hoje é assim possível instalar a LineageOS 16 no Pocophone F1 da Xiaomi. Aqui tal como no Xiaomi Mi MIX 2S ou no Xiaomi Mi Note 3. Entretanto, também já está disponível para vários equipamentos da OnePlus, até mesmo o OnePlus One, além dos modelos mais recentes como o OnePlus 2, OnePlus 3/3T e daí em diante.

O mesmo pode ser dito quanto a vários smarphones Samsung Galaxy, com destaque para a geração Samsung Galaxy S5, além de dispositivos da Oppo, LeEco, Motorola, Sony, Google e da ZUK. Caso esteja interessado em instalar a nova compilação poderá encontrar, em seguida, os respetivos links ou ligações para efetuar o descarregamento.

A lista completa:

Em suma, temos aqui um grande leque de dispositivos móveis que, de outra forma, nunca receberiam esta versão do sistema operativo, uma vez que as respetivas fabricantes já deixaram de os atualizar. Assim sendo, vemos claramente as vantagens proporcionadas por este tipo de iniciativas, sendo graças a programadores e projetos como este que dispositivos móveis com mais de dois anos continuam a receber atualizações de sistema e segurança.

Como atualizar para a LineageOS 16:

Em primeiro lugar deverá fazer uma cópia de segurança de todos os seus dados relevantes. Assim, caso algo corra mal durante o procedimento, não perderá informação sensível, ainda que este passo seja opcional.

Em segundo lugar deverá descarregar a compilação (build), a partir dos links, as ligações supracitadas ou a partir do portal de downloads. Alternativamente poderá socorrer-se da aplicação “Update”, algo já presente no seu smartphone ou tablet caso esteja a utilizar uma compilação da LineageOS.

Em terceiro lugar deverá descarregar também as Google apps (GApps) e o SU correspondente à LineageOS 16. Em seguida, deverá certificar-se de que o seu software de recuperação (recovery) está devidamente atualizado.

Agora, deverá formatar a partição de sistema. Em seguida, siga as recomendações específicas de instalação para cada modelo fornecidas pela própria empresa e variando de equipamento para equipamento.

Por fim, relembramos que todo este procedimento é feito por sua conta a risco. Ainda que seja relativamente simples e sucinto, há sempre algum risco envolvido. Por conseguinte, o Pplware não se responsabiliza por eventuais danos.

Exit mobile version