Pplware

Lenovo garante que vai levar o Google Play para a China

Foi há 6 anos que os serviços da Google foram “banidos” da China, mas a Lenovo quer que essa realidade seja invertida. A Lenovo, pelas palavras de Chen Xudong, responsável pelo Mobile Business Group da empresa, quer levar o serviço Google Play para o país ainda este ano!

A garantia de que a loja de aplicações da Google vai chegar à China ainda este ano foi dada por Chen Xudong num comunicado de impressa ao país. Contudo, Chen Xudong não revelou qualquer prazo específico para que tal venha a acontecer.

Esta notícia surge na sequência do anúncio feito há poucos dias de uma parceria entre a Google e a Lenovo, em contexto da CES 2016, relativamente ao projecto Tango.

desde Setembro do ano passado que se tem vindo a falar da possível entrada dos serviços Google no país e a ligação da Google com a chinesa Huawei revela, desde logo, o grande interesse da Google em que tal venha a acontecer.

Em Março de 2010, a Google fechou o seu serviço de pesquisas no país depois de o governo chinês ter recusado negociar as regras estritas de censura de conteúdos sensíveis do ponto de vista político.

Na verdade, a Google nunca abandonou o país, principalmente porque o seu sistema operativo móvel está presente na grande maioria dos smartphones produzidos e utilizados no país. Mas todas as aplicações que reconhecemos associadas aos serviços Google estão banidas.

A entrada da loja de aplicações da Google no país irá enfrentar uma forte concorrência, nomeadamente por parte da Baidu e de outras igualmente fortes, além da própria censura de conteúdos imposta pelo Governo. Mas a entrada da Google no país através da Play Store poderá representar também um aumento das receitas da gigante das pesquisas.

Actualmente, um dos problemas dos “ocidentais” ao adquirir smartphones na China é a incompatibilidade com os serviços Google a que estamos habituados. Será que esta entrada da Google no país poderá vir a ser uma vantagem para nós enquanto utilizadores de smartphones chineses?

ZDNet

Exit mobile version