Pplware

Izi Carris – Paragens e tempos de espera no Android

Há pouco mais de uma semana, a startup portuguesa IZImoove lançou uma aplicação para Android que mostra, em tempo real, os tempos de espera nas paragens da Carris. É claro que requer acesso à internet, mas as restantes funcionalidades como a pesquisa de carreiras e paragens funcionam perfeitamente offline.

Há já bastante tempo que a Carris envia os tempos de espera de uma dada carreira tanto por SMS como por e-mail. Entretanto surgiram apps para Android e iOS que tiram partido destes serviços, mas até agora não havia nenhuma que não dependesse sempre destes dois serviços.

Alternativas

A aplicação mybus, desenvolvida pela empresa portuguesa Beware, serve de interface para o serviço “SMS ao minuto”, enviando automaticamente uma SMS para obter os tempos de espera de uma paragem. É grátis e está disponível tanto para Android como para iOS.

A aplicação Transportes, desenvolvida por João Nunes, utiliza a mesma fonte de dadosque a Izi Carris. É paga (0.79€) e está disponível apenas para iOS.

Izi Carris

A aplicação Izi Carris, ao contrário das anteriores, não depende de qualquer serviço externo, comunicando directamente com a Carris. Está ainda numa fase bastante inicial, mas cumpre o prometido.

 

Em termos estéticos poderia estar mais bem conseguida, utilizando a interface natural do Android em vez do azul sobre amarelo, característico da Carris. Já em relação às funcionalidades disponíveis, esta app conta com a possibilidade de:

[1][2]
[1][2]

Sem custos associados

A aplicação é grátis e apenas a obtenção dos tempos de espera requer acesso à internet, pelo que poderá implicar custos, se não possuir plafond de dados ou ligação WiFi. A empresa que desenvolveu a app garante a minimização do tráfego necessário à obtenção dos tempos de espera. Esta actualiza automaticamente os tempos apenas passado algum tempo, mas é possível forçar essa actualização.

Comunicação directa com a Carris

Segundo a empresa desenvolvedora:

Todos os dados apresentados na aplicação são fornecidos pela Carris, através do SAEIP (Sistema de Ajuda à Exploração e Informação aos Passageiros), que funciona em tempo real, com recurso aos equipamentos GPS instalados em cada veículo. A informação que é apresentada na aplicação IZI CARRIS é a mesma que consta de cada um dos painéis instalados em muitas das paragens da Carris em Lisboa.

Android

Gratuito | Android 2.1+ | 473KB
Download via Android Market




Exit mobile version