Pplware

As Instant Apps do Android chegaram, vamos experimentá-las

A Google tem procurado melhorar o Android em muitas vertentes. Para além do próprio sistema operativo, a gigante das pesquisas tem investido na forma como acedemos e usamos as aplicações do seu ecossistema.

Com as Instant Apps a Google quer mudar de forma completa a forma como temos acesso a essas aplicações e, agora que começam a estar públicas, é hora de entender como as podemos usar. O Pplware já testou as Instant Apps e mostra como estas podem ser usadas.

As Instant Apps são uma novidade que a Google mostrou na sua conferência I/O do ano passado. Estas apps vão permitir aos utilizadores testarem e usarem aplicações sem terem de as instalar, poupando tempo e recursos do smartphone.

Esta é provavelmente uma das maiores mudanças que vão surgir na forma como as aplicações móveis são distribuídas desde que a Apple lançou o iPhone e todo o conceito de aplicações móveis.

Ativar as Instant Apps

Para começarem a usar as Instant Apps (Aplicações instantâneas), devem aceder às Definições e depois escolher a opção Google. Ai dentro devem procurar a opção Aplicações instantâneas.

Ao entrarem nessa opção vão ver que estará desativada. Devem ativar as aplicações instantâneas e ver surgir os Termos de Utilização, onde é explicada a forma de utilização.

Após este passo vão ver que as Aplicações instantâneas estão ativas.

O passo seguinte, agora que têm as Instant Apps ativas no Android, é começar a utilizá-las. Para isso devem pesquisá-las no Google.

Usar as Instant Apps

Comecem então por abrir o Chrome e pesquisem por uma das Apps que estão já disponíveis neste formato. Para já podem usar o Viki, o Periscope, o Wish ou o Buzzfeed.

Na pesquisa, para além da App Android normal, vão ver surgir uma outra associada às Instant Apps. É esta que devem escolher.

Na janela seguinte podem definir se querem que a app abra no smartphone ou no browser. A opção que querem é a primeira. De imediato vão estar a usar a versão instantânea da aplicação.

Se verificarem na barra de notificações vão ver que a a aplicação está presente, podendo aceder à versão web ou consultar informações sobre a aplicação.

Caso não encontrem nenhuma das aplicações, devem abrir uma janela privada do Chrome e autenticar-se no Google com a conta que definiram para usar as Instant Apps.

Informações sobre as Instant Apps

Ao escolher a opção de consultar informações sobre a aplicação vão poder ver, em primeiro lugar, quais as Instant Apps que usaram recentemente e, caso escolham uma delas, ver quais as informações presentes.

Podem ainda, se preferirem, instalar a aplicação para utilização. Se não pretenderem usar mais a aplicação, podem simplesmente limpar os dados da mesma.

Para usarem as Instant Apps devem ter um smartphone da Google – Pixel ou Nexus – e estar a correr uma versão recente do Android. No nosso caso, os testes foram feitos num Nexus 6P que corria a versão 7.1.1 do Android.

As Instant Apps vão ser uma pequena revolução na forma como os utilizadores do Android acedem e usam as aplicações, libertando-os de ter de as instalar, assim como recursos e tempo. Agora que chegaram, a Google irá tratar de as massificar e abrir para todos.

Exit mobile version