O Android Oreo já chegou e trouxe muitas novidades. Se a sua maioria é visível e acessível a todos, há também muitas que estão escondidas e a proteger o utilizador e os seus dados.
Uma dessas melhorias é o Rollback Protection, uma proteção que vai impedir que sejam instaladas versões mais antigas do Android nos smartphones, apenas para garantir a segurança dos utilizadores.
Esta novidade foi apresentada de forma muito discreta na última I/O e faz parte do novo pacote de elementos de proteção do Android Oreo. A Google decidiu agrupar todas estas opções de segurança num único local, para assim estarem mais controladas e mais acessíveis.
O que é o Rollback Protection?
A ideia base do Rollback Protection é evitar que os utilizadores instalem versões mais antigas do Android ou removam atualizações de segurança, ficando assim expostos a problemas que estão já resolvidos.
Para a quase totalidade dos utilizadores estas são boas notícias. O Android estará mais protegido e será quase impossível explorar algumas falhas bem conhecidas e que vão sendo resolvidas ao longo do tempo, estando os dados ainda mais salvaguardados.
Como funciona o Rollback Protection no Android Oreo?
Para o conseguir, o Android Oreo avalia no momento do arranque vários fatores do sistema operativo. Entre eles está um código do próprio Android, o Rollback Index, onde passará a constar a versão da atualização.
O telefone terá também guardado, numa zona de memória protegida, o código mais elevado a que teve acesso e fará a comparação com o valor, para assim decidir se houve ou não alterações ao sistema.
Claro que se este número for diferente o smartphone não arrancará, bem como se entender que o número guardado na memória foi adulterado. Este será guardado com uma segurança elevada, pelo que não será possível fazer alterações. A Google tem informação sobre o Rollback Protection nesta página.
Mas estamos todos obrigados a ficar com o Android Oreo?
Se para a maioria esta novidade não é um problema e até é bem-vindo, alguns utilizadores vão querer fazer alterações à sua vontade. Para isso, a Google criou um item de configuração que poderá ser alterado e que desativará o Rollback Protection. Será similar ao desbloqueio do bootloader.
O Rollback Protection estará disponível no equipamentos mais recentes e que, claro, tenham o Android Oreo. Esta é mais uma medida simples que trará mais segurança ao Android e aos utilizadores, impedindo que estes usem versões com falhas de segurança e que os colocam em perigo.