A Google tem, nos últimos anos, investido muito na sua linha Nexus. Em 2015 chamou para a sua criação a Huawei e a LG, que nos trouxeram os Nexus 6P e o 5X.
Este ano não deverá ser diferente, com as mesmas marcas a serem responsáveis pelos novos equipamentos. Se do lado da HTC já existiam novidades, surgem agora as primeiras vindas da Huawei.
Não deverá ser novidade que a Huawei está a criar um novo Nexus. A marca já o tinha confirmado antes e, depois do sucesso do Nexus 6P, esta presença justifica-se.
Mas, mais do que palavras a confirmarem o novo Nexus da Huawei, surgiram agora as primeiras imagens do sucessor do 6P. Ainda não são, naturalmente, as oficiais, mas já mostram bem o que deverá ser este novo smartphone.
A fonte que fez surgir estas imagens, relacionou-as com o novo Nexus pelo número de registo. O modelo de 2015 foi registado com o código H1511 + H1512 e este surge agora com o número H1621 + H1622, o que mostra ser uma sucessão directa.
Numa primeira avaliação, este novo modelo deverá manter muitas das características do modelo anterior. O corpo será de metal mas, ao contrário do ano anterior, este terá um acabamento de alumínio escovado. A forma do telefone será mais curva e a máquina fotográfica deverá ser, agora, mais discreta.
Outra mudança que estará na bateria. Devido a mudanças de tamanho e forma, esta deverá diminuir para os 3.100 mAh, o que representa um decréscimo face aos 3.450 mAh do Nexus 6P. O já indispensável leitor biométrico deverá continuar na traseira do telefone, tal como habitual.
Resta agora saber se a Google irá continuar com a ideia de lançar os dois Nexus da HTC, de que se tem vindo a falar. O aumento da oferta na linha Nexus surgiu em 2015 (com os modelos 6P e 5X) e, este ano, a Google pode novamente mudar as suas regras e passar a ter no mercado três modelos.
É ainda muito cedo para se ter certezas, mas é já quase garantido que a Huawei e a HTC, marcas bem conhecidas no universo Nexus, sejam as escolhidas para a produção dos próximos smartphones da Google.