Pplware

Huawei P30 Lite, as primeiras informações sobre o telemóvel Android

O Huawei P30 Lite será a próxima alternativa “lite” aos topos de gama da linha P30, a ser lançada durante o primeiro semestre de 2019. Agora, de acordo com as novas informações, o telemóvel Android mostram um grande potencial.

Com uma câmara tripla na sua traseira e um grande ecrã com resolução Full-HD+, o telemóvel mais barato pode vir a ser o mais procurado em Portugal. Aliás, a marca já usufruiu de uma ótima posição no nosso mercado, devendo-se esta sobretudo aos seus equipamentos mais económicos.


Graças à popularidade do atual P20 Lite, do P8 Lite 2017, bem como do P Smart (2018), a Huawei domina o “mundo” Android em Portugal. Isto claro, de acordo com os mais recentes indicadores da plataforma AppBrain.

As expectativas para o Huawei P30 Lite são altas

É perante este quadro de sucesso que a Huawei está a preparar um novo telemóvel Android. Um novo produto orientado para o segmento de gama média, capaz de honrar e quiçá superará os seus antecessores.

Estando ainda a ser desenvolvido pela marca, por muito convincente que seja (e é) o material em seguida apresentado, há sempre a possibilidade de o produto final apresentar diferenças aos mais vários níveis. Feito o alerta, passemos às novidades.

Este telemóvel Android, com o nome de código Marie Claire ou MAR-AL00 (número de modelo da variante chinesa), já foi parcialmente divulgado na internet ao longo dos últimos dias. Agora, vamos ao encontro do relato da publicação DroidShout.

De acordo com esta fonte, o Huawei P30 Lite chegará com um ecrã IPS LCD com uma resolução Full-HD+, mais concretamente com 2312 x 1080 píxeis. Assim, concluímos que o telemóvel terá um formato alto e estreito, obedecendo ao padrão 19.3:9. A sua densidade de píxeis será de 425 píxeis por polegada.

No topo do ecrã, um notch em forma de “U”

Este seu ecrã deverá apresentar um total de 6 polegadas de diagonal, ao passo que o seu notch, em forma de “U” ou gota de água, servirá de moldura para a sua câmara fotográfica frontal. Aqui, de acordo com as fugas de informação, teremos uma resolução de 24MP com uma abertura focal de f/2.0.

Em seguida, é sugerida a presença do sistema operativo Android Pie 9.0, sendo esta a mais recente versão da plataforma. A sua presença é, portanto, extremamente provável, bem como a interface da própria marca, a EMUI 9.0.

Sistema operativo Android Pie 9.0

Já de acordo com uma fonte de origem chinesa, o telemóvel Android contará com o leitor de impressões digitais na sua traseira. Apenas os modelos de topo, o P30 e P30 Pro contarão com este sensor biométrico embutido no ecrã.

Esta tese sustenta-se na imagem partilhada pela fonte supracitada. Aí, podemos contemplar uma capa transparente de proteção para o Huawei P30 Lite que nos permite aferir a presença de todos os seus botões, portas e traços principais.

No topo, passe a redundância, temos a mais discreta das notches, agora em forma de gota de água ou lágrima. Aliás, acredita-se que todos os três futuros modelos estejam equipados com este mesmo traço. Em seguida podemos ver a certificação deste telemóvel Android.

Em seguida, tendo em conta o espaço para a câmara na sua traseira e algumas fugas de informação nesse sentido, o Huawei P30 Lite terá uma câmara principal composta por três sensores fotográficos.

O Huawei P30 Lite terá, também ele, uma câmara tripla

Contamos, com um sensor de 20MP e uma abertura focal de f/2.2. Em seguida teremos um segundo sensor com 16MP de resolução e uma abertura focal de f/2.2, possivelmente com zoom ótico. Por fim, teremos o terceiro sensor com 2MP de resolução e uma abertura focal de f/2.4.

Em 2018 a configuração de câmara tripla ficou reservada para o telemóvel Android mais caro desta gama. Agora, em 2019, poderá chegar até ao telemóvel Android mais acessível caso estas informações estejam certas.

Kirin 710, SoC deste telemóvel Android

Para garantir o bom desempenho do seu telemóvel Android, a Huawei utilizará o seu processador Kirin 710 da HiSilicon. Trata-se de um SoC octa-core (8 núcleos) divididos em dois grupos de quatro. Mais concretamente, temos 4 núcleos Cortex A73 a 2.2GHz e 4 núcleos Cortex A53 a 1.7GHz.

Este processador é construído segundo a arquitetura de 64-bits e a litografia de 12nm. Já ao nível dos gráficos temos aqui a Mali G51, bem como um modem que garante o suporte para redes LTE Cat.12/13 600Mbps em download e 150Mbps de upload.

Em seguida temos a indicação de 6GB de memória RAM para o Huawei P30 Lite, um valor extremamente generoso para o telemóvel. Far-se-á acompanhar por 128GB de armazenamento interno, existindo também uma variante mais modesta.

Esta, por sua vez, com 4GB de memória RAM. Temos ainda 64GB de armazenamento interno, expansível em ambos os casos através de um cartão de memória microSD até 400GB. Contará ainda com a porta áudio P2, o jack de 3.5mm.

Por fim, a sua capacidade de bateria ainda não foi definida ou, até ao momento, divulgada. Contudo, já se sabe que o telemóvel terá carregamento rápido a 9V/2A 18W, estando por norma o carregador já incluído na sua caixa.

O Huawei P30 Lite poderá chegar às lojas mesmo antes dos restantes elementos desta gama, trazendo consigo vários esquemas de cor. Para já, existem ainda muitas questões para as quais não temos resposta, mas estaremos atentos.

A marca deverá apresentar a nova geração Huawei P30 durante o mês de março de 2019.

Exit mobile version