Pplware

Tudo o que já sabemos dos smartphones Huawei Mate 30 Pro

A próxima geração de smartphones Android de gama alta será apresentada a 19 de setembro. A data, de acordo com as fugas recentes, traz também uma cidade e um país, Munique, na Alemanha. Será aí que deveremos ficar a conhecer oficialmente o Huawei Mate 30 Pro, bem como a versão base, Mate 30.

Entretanto, já foram reveladas novas informações sobre os mesmos, agora compiladas neste artigo.


Além das primeiras imagens reais dos protótipos já em circulação, temos vários renders ou representações digitais dos smartphones. Ambos com um novo alinhamento de câmaras, agora com uma disposição circular com quatro sensores principais, bem com o flash dual-LED, ao centro, com os demais sensores na lateral.

O que esperar dos smartphones Huawei Mate 30?

A sua apresentação deverá ocorrer na cidade de Munique, muito à semelhança das gerações anteriores. Com efeito, foi também aí que conhecemos, por exemplo, os Mate 9, bem como os Mate 10, devendo assim manter-se a tradição. Já para a linha “P”, a fabricante tem dado primazia à cidade de Londres.

O local das apresentações sinaliza o interesse da empresa em dar-se a conhecer em determinado mercado. Aqui sendo a Europa o palco pretendido, continente em que a marca tem crescido consideravelmente nos últimos anos, ainda que no passado trimestre tenha sofrido uma quebra provocada pelo bloqueio comercial dos EUA.

Em boa verdade, as restrições impostas pelos EUA às empresas aí sediadas de negociarem com a Huawei continua em vigor. Algo que está a afetar diretamente a empresa, minando também a confiança dos consumidores na mesma, vendo-se isto até mesmo nos seus clips publicitários em que “nada mudou”.

O ecrã a 90 Hz do Huawei Mate 30 Pro?

Incorporando também o novo processador Kirin 990, ainda não apresentado, o Mate 30 Pro será o mais poderoso dos novos smartphones Android. Em primeiro lugar, contamos com a apresentação do SoC durante o certame tecnológico, IFA Berlim 2019, a decorrer em setembro de 2019, provavelmente no dia 6.

Já de acordo com diversas fontes existe uma forte probabilidade de o Huawei Mate 30 Pro incorporar um novo tipo de ecrã. Ainda que seja um painel AMOLED, a taxa de atualização do mesmo pode agora passar dos 60 para os 90 Hz. Desse modo, aumentando a fluidez das animações apresentadas e beneficiando os jogos.

 

Seria o primeiro dos smartphones Android da Huawei a apostar seriamente no nicho gaming. Um setor onde já temos, por exemplo, o OnePlus 7 Pro com este ecrã, que também poderá chegar no Google Pixel 4. Contudo, para já trata-se de um rumor, ainda que já tenha sido repetido em diversas ocasiões.

Numa última adenda relativamente ao ecrã, este poderá adotar margens mais curvas. Isto é, uma curvatura mais pronunciada, ainda que seja expectável a presença do notch no topo. Aí, poderemos ter entre duas a três câmaras fotográficas frontais, com o valor mais provável a serem duas.

EMUI 10 baseada no Android Pie, ou Android Q?

É uma das maiores dúvidas. Uma vez que o Android Q ainda não foi oficialmente disponibilizado, estando em fase beta, a escolha lógica seria manter-se com o atual Android Pie. No entanto, temos visto relatos que apontam a estreia da EMUI 10, baseada no Android Q, com os Huawei Mate 30.

Aliás, durante a recente conferência dedicada aos programadores, celebrada pela Huawei, esse foi o ponto transmitido pela empresa. Aí vimos também a confirmação da EMUI 10, versão da interface ainda em desenvolvimento e atualmente baseada nas versões beta do Android Q.

 

Com o Huawei Mate 30 Pro a tecnológica quererá certamente recuperar o pódio da DxOMark. Lugar atualmente ocupado pelos novos lançamentos da Samsung, mas que deverá ser pelo menos contestado com os próximos Mate 30. Para tal, a empresa deverá reforçar a sua seleção de câmaras, agora em disposição circular.

Tudo isto com uma nova bateria de 4200 mAh de capacidade. Um valor que deverá estar presente em ambas as versões dos terminais. De igual modo, contamos com o carregamento rápido, bem como o carregamento sem-fios e a capacidade de carregar outros terminais (carregamento reversível).

Conheceremos o Harmony OS para smartphones?

Por fim, esta é uma hipótese que também tem circulado na internet. Acredita-se que, pelo menos uma variante dos Mate 30 venha equipada com o Harmony OS. O aclamado “substituto” do Android poderá figurar num terminal, provavelmente destinado à China. Na prática, será um dispositivo de amostra, e não comercial.

Temos ainda alguns dias até à sua apresentação a 19 de setembro. Até lá, ficaremos seguramente a conhecer melhor os terminais. No entanto, algo que parece não estar destinado a chegar tão cedo ao mercado é o Huawei Mate X, o smartphone dobrável.

Poderá a empresa aproveitar a ocasião para trazer finalmente este produto? Ou será que toda a atenção recairá nos Mate 30?

Leia mais…

 

Exit mobile version