Nos últimos tempos, a Huawei tem enfrentado alguns problemas com o governo americano.
Para se precaver de possíveis pressões em empresas americanas, a marca chinesa está a desenvolver o seu próprio sistema operativo.
A Huawei tem tido um grande crescimento nos últimos anos, estando a transformar-se numa das maiores fabricantes a nível mundial.
No entanto, a marca chinesa ainda não está presente em todos os principais mercados, estando ainda a tentar entrar no mercado americano.
Embora a Huawei tenha planeado uma entrada em força no início deste ano, esbarrou nas intransigências do governo americano que não pretende que empresas chinesas ganhem relevância naquele mercado. Tendo em conta as dificuldades, a Huawei acabou por desistir deste mercado, pelo menos temporariamente.
Uma vez que o governo americano tem dificultado os negócios com empresas chinesas nos últimos anos, a Huawei está a precaver-se para possíveis pressões que possam existir.
Embora os responsáveis da marca chinesa mantenham o compromisso de trabalhar em conjunto com a Google para desenvolver e utilizar o Android, está a ser desenvolvido um sistema operativo próprio desde 2012 para o caso de não conseguirem obter licenciamento Android para os seus smartphones, embora que com o prejuízo de ficar impedida de utilizar as aplicações da Google.
Outras marcas também já tentaram seguir este caminho, como a Samsung e a Microsoft, no entanto não obtiveram sucesso acabando os seus sistemas por passar para segundo plano.
A Huawei procura assim manter-se o mais independente possível. Depois de já fabricar os seus próprios processadores e modems, a marca chinesa começa também a preparar uma alternativa própria ao Android.